32ª CRE e 14º BPM promovem festejos farroupilhas de São Luiz Gonzaga

Programação inclui carreata e concursos de culinária típica e fotografias

Cartaz onde aparece um homem pilchado montado em um cavalo, ao pôr do sol
Inscrições no concurso de fotografia vão até 12 de setembro - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

Para não deixar a Semana Farroupilha passar em branco, a 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) resolveu, em parceria com o 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM), promover uma série de atividades que assegurem o distanciamento social em São Luiz Gonzaga. A programação inclui uma carreata, com a participação de entidades tradicionalistas do município e população em geral, e concursos de receitas de culinária típica e fotografias de cenários da cultura gaúcha.

Segundo a coordenadora da 32ª CRE, Mônica Justo, a regional optou por encontrar, junto ao batalhão, uma forma dar continuidade à tradição de festejar a Semana Farroupilha no município, mesmo que de forma remota. “Em um momento como este, é importante, além de manter a tradição, trabalhar o lado da solidariedade”, destaca.

Demonstração deste espírito já foi percebida na escolha do patrono desta edição da celebração: em vez da escolha de todos os anos, de homenagear alguém ligado ao tradicionalismo, os piquetes optaram por escolher uma pessoa que representasse os profissionais da área da saúde de São Luiz Gonzaga. A médica Sara Fontoura de Morais foi a selecionada para receber a homenagem em nome dos trabalhadores.

O 1º Concurso de Culinária Típica Gaúcha dos Festejos Farroupilhas 2020 tem inscrições gratuitas, que devem ser realizadas neste link. Os interessados podem participar com uma receita, doce ou salgada, onde deverão constar todos os ingredientes, medidas e modo de preparo.

Para validar a inscrição, os participantes têm que apresentar a descrição da receita, que obrigatoriamente deve ser feita com temperos comuns à comida típica gaúcha e comumente usados na região, e gravar um vídeo do preparo da refeição, com até dez minutos de duração. O material deve ser enviado para o e-mail festejosfarroupilhas2020@gmail.com até o dia 15 de setembro.

Os vídeos serão exibidos na página no Facebook da 32ª CRE no dia 17 de setembro, a partir das 19h, e ficarão abertos para votação online até as 12h de 19 de setembro. Às 20h do mesmo dia, serão divulgados os resultados da votação. O vencedor receberá um prêmio surpresa.

O 1º Concurso de Fotografia “Cenários da Cultura Gaúcha” também tem inscrições gratuitas, podendo participar fotógrafos amadores e profissionais. O tema das imagens são cenários que mostrem a cultura gaúcha. Caso a foto mostre pessoas possíveis de serem identificadas, a mesma deverá vir com termo de autorização de uso de imagem.

Cada concorrente pode enviar até dois trabalhos no total, sejam fotos individuais ou séries. Apenas imagens digitais ou digitalizadas serão permitidas, e os concorrentes só poderão inscrever fotografias de autoria própria. As fotos deverão ser enviadas para o e-mail festejosfarroupilhas2020@gmail.com até 12 de setembro, com a devida identificação e em formato JPEG. O vencedor receberá um prêmio surpresa.

Além dos concursos, também será promovida uma carreata solidária, com os participantes todos dentro de seus carros. Na ocasião, veículos identificados farão a arrecadação de alimentos não-perecíveis que, posteriormente, serão distribuídos entre famílias e entidades beneficentes da região.

As 49 escolas de Ensino Fundamental e Médio regulares abrangidas pela 32ª CRE também foram chamadas a convidar seus cerca de 8 mil alunos a realizarem atividades ligadas à Semana Farroupilha. Os estudantes enviarão textos, fotos e vídeos para o Entrevero Cultural, com desenhos, poesias, danças e outras expressões artísticas da cultura gaúcha. O tema das produções deverá ser “Para além das fronteiras”, escolhido para os festejos deste ano.