2ª CRE e Brigada Militar lançam Programa de Segurança para mais de 3 mil professores da Rede Estadual

Projeto-piloto vai ser realizado nas 104 escolas estaduais dos 16 munícipios da região do Vale dos Sinos

Coordenadora Ileane Bravo e o Tenente Coronel Carlos Daniel durante encontro de lançamento nessa quarta-feira (12) - Foto: Divulgação Brigada Militar

A 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Brigada Militar lançaram nessa quarta-feira, 12 de maio, o Programa de Segurança nas Escolas. O projeto-piloto vai ser realizado nas 104 escolas estaduais dos 16 municípios que abrangem a região do Vale dos Sinos.

Por meio de instruções e orientações de segurança baseadas na prevenção e minimização de delitos no âmbito escolar, como furtos, roubos, vias de fato, lesões corporais e outros, os professores da Rede Estadual receberão capacitações por videoconferências.

O comandante Regional de Polícia do Vale do Rio dos Sinos, Tenente Coronel Carlos Daniel, avalia que o programa é essencial para fortalecer a segurança nas instituições de ensino. “Através de uma ação de planejamento, capacitação dos docentes e do registro efetivo dos boletins de ocorrência, nós poderemos trabalhar de forma muito mais intensa na prevenção e redução dos delitos”, explica.

A coordenadora da 2ª CRE, Ileane Bravo, enaltece iniciativa, mencionando que a aproximação com a Brigada Militar, apesar de já existir, será fortalecida com o implemento do programa a todos os professores.

“As equipes diretivas e os nossos educadores da região ficaram muito entusiasmados com a novidade e bastante interessados em participar desta formação que auxilia na prevenção da violência escolar. Acredito que essa aproximação com as forças de segurança qualifica ainda mais o processo educacional”, destaca.