Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

14ª CRE realiza formação sobre Interface Genética Médica e Educação Especial

Intuito é capacitar professores para o entendimento das deficiências

Publicação:

Palestra abordou Educação Especial
Palestra abordou Educação Especial - Foto: Divulgação
Por Barbara Lima sob orientação de Bruna de Bem

O Departamento Pedagógico da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Santo Ângelo, reuniu na última quinta-feira (29), professores do Ensino Regular e da Educação Especial para uma palestra com a Dra. Bibiana Mello de Oliveira, médica geneticista e Mestre em Genética Aplicada pela UFRGS. A iniciativa buscou preparar os educadores, especialmente os de Ensino Regular, para que possam entender como as deficiências atuam nas crianças e, assim, conseguir incluí-las com qualidade na rotina escolar.

 Durante o encontro online, foram abordadas as síndromes e as origens das enfermidades. “É importante entender geneticamente como a doença se manifesta, como ela afeta o comportamento da criança, porque mesmo que o Professor Regular não consiga se ater aos detalhes que o Professor Especialista consegue, é bom que ele tenha o entendimento para facilitar a aprendizagem do aluno”, refletiu a assessora de Educação Especial, Alice Maicá. Ela avalia, ainda, que o resultado do encontro foi muito positivo. “Recebemos muitos elogios! Queremos instrumentalizar o Professor Regular para que ele se sinta pronto”, concluiu. O ciclo de conversas sobre o tema ocorrerá mensalmente: No dia 19 de maio, o programa irá debater questões referentes ao Autismo.   

A Coordenadora Regional de Educação, Rosa Maria de Souza, ressalta que, desde o início da gestão, procura-se realizar este trabalho com os educadores. “Acreditamos que através dessa formação proporcionamos uma melhor qualificação e, consequentemente, o êxito da aprendizagem. No caso específico da Educação Especial, teremos uma série de encontros com a perspectiva de facilitar a compreensão em relação aos diferentes contextos que envolvem este tópico”, finalizou.

Secretaria da Educação