Yeda assina projeto que cria o Programa Professor Digital
Publicação:

O Projeto de Lei que regulamenta a compra de notebooks aos professores da rede estadual foi assinado pela governadora Yeda Crusius nesta terça-feira, 20, na Secretaria Estadual da Educação (SEC). O Banrisul vai financiar os computadores em 36 meses sem juros e os descontos podem chegar a 35% do valor de mercado. O Programa Professor Digital será encaminhado à Assembléia Legislativa para aprovação.
A governadora Yeda Crusius, que também foi professora universitária por 30 anos, falou da importância de oferecer aos professores um instrumento de trabalho que outras categorias já utilizam. Para Yeda, é crescente a necessidade do uso de novas tecnologias na prática pedagógica. ?Precisamos de ferramentas que façam os estudantes não sair da escola mais cedo, na busca por acessar o conhecimento em outros lugares onde existam computadores?, destacou.
Para o secretário estadual da Educação, Ervino Deon, um governo demonstra seu compromisso com a Educação a partir de ações de valorização do magistério e melhoria da aprendizagem. Explicou que até o final de 2010 todas as escolas estaduais terão estrutura digital a disposição dos educadores para atividades curriculares. ?Estamos investindo na capacitação dos professores para que eles saibam utilizar bem a informática e procurem dar aula aos seus alunos ligados ao mundo?, afirmou.
A partir da aprovação do projeto pela Assembléia Legislativa, os interessados poderão consultar as opções de equipamentos e aderir ao programa pelo site www.professor.rs.gov.br, logo em seguida procurar uma agência do Banrisul para firmar contrato. Os fabricantes dos equipamentos terão até 90 dias para efetuar a entrega do notebook na casa do professor que também receberá uma conta de e-mail com domínio @professor.rs.gov.br, no qual terá acesso ao serviço on-line oferecido pela SEC. Também será oferecido aos professores planos especiais de acesso à Internet banda larga, com tecnologia 3G, junto às operadoras Claro, TIM, Vivo e Oi.
EDUCADOR EMÉRITO
Nesta terça-feira, 20, na SEC, foi entregue a medalha Educador Emérito para seis professores que se destacaram em atividades voltadas à educação e que tenham mais de 20 anos de serviço efetivo. Os homenageados foram escolhidos por uma comissão formada por representantes da SEC, de pais de alunos, conselhos escolares, federações e sindicatos da área educacional.
O professor Albino Trevisan, de 78 anos, falou em nome dos homenageados. Ressaltou o papel de pai e mãe do professor pela complexidade do mundo contemporâneo. ?Nossa paixão é o ser humano, os jovens, as crianças?, avaliou. O educador possui mais de 48 anos de dedicação ao magistério.
Abaixo segue a lista de professores que receberão a medalha:
? Wainer Rololff, da 2ª Coordenadoria Regional de Educação;
? Maria Assumpção Guimarães Giannoulakis, da 3ª Coordenadoria Regional de Educação;
? Marilene Gonçalves Bilifel, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação;
? Cenita Muller Feliceto, da 20ª Coordenadoria Regional de Educação;
? Marlene Maria de Souza, da 27ª Coordenadoria Regional de Educação;
? Albino Trevisan, da 28ª Coordenadoria Regional de Educação.