Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Uso da tecnologia e gamificação do conhecimento potencializam aprendizado na área de Ciências Humanas

Encontro do Letramento Digital desta segunda-feira (21) abordou recursos para as disciplinas de Geografia e História

Publicação:

Encontro desta segunda-feira (21) abordou gamificação do conhecimento e diferentes dinâmicas de aprendizado
Encontro desta segunda-feira (21) abordou gamificação do conhecimento e diferentes dinâmicas de aprendizado - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

Dando continuidade às capacitações com ênfase no uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) Educacionais nos componentes curriculares, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu nesta segunda-feira, 21 de setembro, o 24º encontro do período de Letramento Digital das Aulas Remotas.

Desta vez, a live abordou a utilização das ferramentas nas disciplinas das áreas das Ciências Humanas, como História e Geografia.  

Entre os aplicativos, jogos, softwares, mapas, infográficos e plataformas exemplificadas durante o evento, estão: Google Maps, Google Earth, Street View, Só História-Jogos, Só Geografia-Jogos, Word Wall, Google Arts e Culture, Educação Digital Mosaik, Biomas do Brasil, Educom Mais, NOAS CNEC, entre outros.

A palestra, que foi conduzida por Márcio Machado, especialista e pós-doutor em Inovação, contou ainda com a presença da professora e mestra em Ciência da Computação, Maidi Darli; e com o geógrafo, professor de Geografia pela USP e mestre na Faculdade de Educação da UNICAMP, Peter Trento.

“Temos diferentes interações de realidades virtuais, que vão desde fotografias aéreas, imagens da NASA, mapas, até enciclopédia dos países e materiais didáticos criativos para chamar a atenção dos estudantes. São conteúdos que podem ser explorados com diversas finalidades”, destaca Maidi Darli.

Conforme o professor Peter Trento, o Google Earth, que inclui a utilização de mapas, fotos, vídeos e imagens de cada região do planeta, é uma excelente ferramenta para explorar o conhecimento. “Dentro desta plataforma, temos o Street View, que vai levar o aluno diretamente para rua que ele está procurando. Tem todo um mapeamento de 360º que dá a ideia de cartografia com todos os detalhes do satélite. Isso inclui relevo, clima, paisagem e diferenças socioeconômicas pelas edificações”, explica.

De acordo com Márcio Machado, a gamificação do conhecimento e as diferentes dinâmicas de aprendizado colaboram para o engajamento do estudante. “Podemos fazer uma série de combinações e recursos que vão despertar o interesse e potencializar as atividades curriculares”, enfatiza.

00:00:00/00:00:00

Letramento Digital - Aula 24 (TICs Educacionais - História e Geografia)

Letramento Digital - Aula 24 (TICs Educacionais - Recursos para História e Geografia) - Prof. Márcio Machado. Link para atestado dessa aula: http://gg.gg/atestado-aula24 Link para formulário de Tira Dúvidas (até às 22h): http://gg.gg/tira-duvidas- Crédito: TV Seduc RS

Letramento Digital

Em relação à formação dos professores, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou, no dia 27 de julho, mais uma fase do período de Letramento Digital das Aulas Remotas da Rede Estadual de Ensino. A capacitação, que segue até 2 de outubro, tem como foco o desenvolvimento das atividades dos professores nas ferramentas do Google for Education e na plataforma Google Sala de Aula.
As aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais.

 

Secretaria da Educação