UFRGS oferece curso de especialização em Projetos Sociais e Culturais para projeto da SEC
Publicação:
Ocorreu nesta segunda-feira, dia 7, a solenidade de abertura do curso de pós-graduação em nível de especialização lato-sensu em projetos sociais e culturais, desenvolvido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFRGS para um grupo do projeto Escola Aberta para a Cidadania, da Secretaria Estadual da Educação (SEC).
O evento, que ocorreu no Auditório Pantheon, no Campus do Vale da UFRGS, contou com a presença do secretário estadual da Educação, José Fortunati, do reitor da UFRGS, José Carlos Ferraz Hennemann e outras autoridades da universidade.
O secretário Fortunati parabenizou a visão profunda da universidade frente à educação pública. Segundo ele, o curso possibilitará a qualificação, análise e discussão das questões sociais nas escolas públicas do Estado. ?É fundamental a capacitação daqueles que realizam a transformação cotidiana?, afirmou. Além disso, ressaltou que a especialização possibilitará a ascensão profissional prevista no plano de carreira estadual.
As aulas se iniciaram em outubro e se encerram em abril. O curso possui carga-horária de 360 horas. Ao todo, foram selecionados para o curso 52 pessoas entre diretores, professores das escolas do projeto Escola Aberta para a Cidadania, assessores técnicos da equipe central e líderes comunitários.
São oferecidas cinco disciplinas (questões sociais; questões culturais; políticas sociais e culturais; metodologia de planejamento, elaboração e avaliação de projetos sociais e culturais e oficinas e experiências em projetos sociais e culturais). Os profissionais formados poderão atuar nos âmbitos público e privado, além de entidades ligadas ao terceiro setor.