Testes de proficiência do Projeto de Alfabetização serão feitos dias 12 e 13
Publicação:

O Projeto Piloto de Alfabetização de Crianças de Seis Anos entrará, na próxima semana, em sua fase final de realização em 2007. Nos dias 12 e 13 de dezembro, equipes de educadores irão aplicar nos estudantes participantes e nas turmas de controle os testes de proficiência preparados pela Fundação Cesgranrio. Para 2008, o projeto da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS) e com a Unesco, deverá ser estendido a novas turmas do 1° ano do Ensino Fundamental e ampliado para turmas do 2° ano.
O Projeto de Alfabetização teve início em abril, com a participação, por adesão, de escolas públicas estaduais e municipais. Nessas instituições, as turmas do 1° ano do Ensino Fundamental de nove anos foram alfabetizadas a partir de metodologias pedagógicas diferenciadas, desenvolvidas pelos institutos Ayrton Senna, de São Paulo, Alfa e Beto, de Minas Gerais, e pelo Geempa, do Rio Grande do Sul. Na época, a Cesgranrio comandou a avaliação de desempenho inicial nos alunos participantes.
O objetivo do Projeto Piloto de Alfabetização é estabelecer as matrizes de competências e habilidades cognitivas em leitura/escrita e matemática para assegurar aos estudantes gaúchos a alfabetização em, no máximo, dois anos letivos, ou seja, entre 6 e 7 anos de idade. Conforme Mariza Abreu, que anunciou a extensão da ação nos anos de 2008 e 2009, ?a partir de um trabalho científico mais consistente, abrangendo os próximos anos, será possível construir as novas matrizes?. A secretária de Estado da Educação adiantou que, a princípio, o Ministério da Educação (MEC) irá financiar as próximas etapas do projeto.