Sobrevivente do holocausto palestra para alunos da rede estadual
Publicação:

Na última sexta-feira, 19, cerca de 400 pessoas entre alunos de 11 escolas da rede pública estadual, diretores, professores e pais lotaram a sede da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul para participar da palestra com a holandesa Nanette Blitz Konig, de 86 anos. Nanette é sobrevivente do holocausto nazista e amiga de Anne Frank, autora do conhecido "O Diário de Anne Frank".
A palestra foi uma atividade integrante do projeto ?Os sobreviventes do holocausto?, idealizado pela professora Jocelane Nery, do Colégio Henrique Emílio Meyer. Paulo Fernando Périco, que coordena a 4ª CRE, introduziu o assunto e falou detalhadamente da história do holocausto no mundo.
?Sobrevivi pela indiferença" foi a palestra ministrada por Nanette, onde abordou a intolerância e a supremacia da raça ariana, adotada por Adolf Hitler. Em seu relato, ela explica que em 1943 sua família foi tirada de casa e a Holanda foi declarada livre de judeus. Nos campos de concentração, por mais de uma vez achou que seria morta. ?Nesses espaços, não existiam direitos, apenas a possibilidade de morrer a qualquer dia?, lembra ela. "Numa fila para pegar água, um guarda apontou a arma para mim. Neste momento, eu já estava indiferente a tudo. Talvez, o que me salvou foi essa indiferença de tirar dele o prazer de me matar", relata ela.
A atividade foi uma parceria da escola com a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude do Legislativo caxiense, representada pelo seu presidente vereador Rafael Bueno. Entre as autoridades presentes estiveram a coordenadora-adjunta da 4ª CRE, Janice Moraes; o chefe do Centro de Memória da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Eduardo Reis; e a diretora do Colégio Henrique Emílio Meyer, Cristiane Xavier Paim Silva.