Seminário Regional acontece em Canoas
Publicação:
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, está dando continuidade aos Seminários Regionais sobre o Programa de Progressão Continuada na Alfabetização e Letramento dos alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental. O segundo encontro ocorrerá nesta quinta-feira (26), em Canoas. Estão sendo esperados cerca de 600 participantes. A reunião será no prédio 1 do Campus da Ulbra (Avenida Farroupilha, 8001, auditório 220), a partir das 8h (início do credenciamento). O secretário da Educação, Professor Jose Clovis de Azevedo, participa da abertura do Seminário, prevista para as 9h.
A programação está dividida em dois turnos. Pela manhã, o diretor Silvio Rocha apresentará o Programa em implementação na rede estadual e feita palestra sobre alfabetização e letramento, pela professora Ivany Souza Ávila, da UFRGS, na qual são trazidos ao debate aspectos da Psicogênese da Língua Escrita, de Emília Ferreiro, e da Teoria do Desenvolvimento Humano de Piaget. A programação da manhã é no auditório 220 do Prédio 1.
À tarde, a partir das 13h30, haverá três mesas de trabalho, onde serão feitos, em cada um, três relatos de Boas Práticas Educativas relacionadas à alfabetização. As mesas serão coordenadas pelas professoras Marisa Laureano, Ivany Souza Ávila e Patrícia Moura Pinho.
Os seminários regionais começaram na última terça-feira (24), em São Borja. Até o final de junho, terão sido realizados nove encontros, numa construção conjunta da Coordenação de Gestão da Aprendizagem do Departamento Pedagógico da Seduc e Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O encontro desta quinta reunirá alfabetizadores de escolas da 27ª (Canoas), 28ª Gravataí e 2ª (Canoas) CREs. Representam a Seduc o diretor pedagógico Silvio Rocha, a coordenadora-adjunta da Coordenação de Gestão da Aprendizagem (CGA) do DP, Maria de Guadalupe de Lima, assessoras da CGA e palestrantes convidadas.
O programa de Progressão Continuada em Alfabetização e Letramento será aplicado aos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos e nas duas primeiras séries no ensino de oito anos. De acordo com Sílvio Rocha, a proposta em construção busca superar o trabalho nas séries iniciais com as duas áreas, português e matemática. Para isso, a Seduc propõe que os alunos tomem contato ? desde o primeiro ano/série ? com um conhecimento que articule quatro áreas: as linguagens, a matemática, as ciências naturais e as ciências da natureza. Além disso, a ideia é avançar a concepção metodológica, trabalhando o contexto sociocultural dos alunos, regionalmente.
As boas práticas apresentadas em Canoas:
Auditório: 220
Prática 1 ? Título: A saúde começa pela boca
Autora: Profª. Leila Regina Flesch Kuhn
Escola: EEEF Adão Martini ? Montenegro ? 2ª CRE
Prática 2 - Título: Turno Integral e Anos Iniciais
Autoras: Cátia Ferrandis e Grasiela Zambiasi
Escola: E.E.E.M. Cônego José Leão Hartmam ? Canoas ? 27ª CRE
Prática 3 - Título: A Escola como um Ambiente Alfabetizador
Autora: Adriana Nogueira Santiago Blume
Escola: EEEF Brigadeiro Antonio Sampaio ? Alvorada ? 28ª CRE
Mediadora: Profª Ivany Ávila
Auditório: 228
Prática 1 ? Título: Correção Ortográfica com Jornal
Autora: Patrícia Angélica dos Santos
Escola: EEEF Moanoel de Souza Moraes ? Montenegro ? 2ª CRE
Prática 2 - Título: Alfabetização ? encontrei um aliado
Autora: Salete Bragagnolo Bianchin
Escola: E.E.E.B. Marcus Vinicius de Moraes ? Sapucaia do Sul ? 27ª CRE
Prática 3 - Título: A Utilização Racional da Água
Autora:Maria Fernanda Martins
Escola: Colégio Estadual Barbosa Rodrigues ? Gravataí ? 28ª CRE
Mediadora: Profª.: Patrícia Pinho
Auditório 217:
Prática 1 ? Título: Inclusão Necessária
Autora: Adriana Moraes Dutra
Escola: EEEF Moanoel de Souza Moraes ? Montenegro ? 2ª CRE
Prática 2 - Título: Língua de Sinais e alfabetização de surdos
Autoras: Juliana Atelvina Reinheimer e Marli Valduga Gris da Silva
Escola: E.E.E. Pe. Réus ? Esteio ? 27ª CRE
Prática 3 - Título: Literatura Infantil e Dramáticas Existenciais
Autora: Léa Marques
Escola:EEEM Carlos Bina - Gravataí
Mediadora: Profª.: Marisa Laureano