Seduc realiza curso para professores da Fase
Publicação:

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza na sexta-feira e sábado (22 e 23), curso de formação para de educadores das escolas estaduais da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase). O encontro acontece no Instituto Metodista de Porto Alegre (IPA) e tem como público, técnicos, diretores, educadores e representantes das 1ª, 2ª, 4ª, 5ª, 7ª, 8ª, 10ª e 14ª Coordenadorias Regionais de Educação (CRE?s) que atuam junto à Fase.
O evento tem como objetivo aproximar os gestores da Seduc e da Fase, buscando construir uma ação coletiva e comprometida com a emancipação dos adolescentes atendidos; discutir os pressupostos para a reestruturação do projeto pedagógico das escolas e refletir sobre os objetivos das escolas junto à Fase, numa perspectiva sócio-educativa. A Dra. em Direito Ana Paula Motta Costa ministra a palestra ?Função social dos educadores no contexto da socioeducação?. Confira currículo e programação completa abaixo.
Programação:
22/6/12 ? Sexta-feira
Local: Auditório do Prédio B do IPA ? Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80 ? Bairro Rio Branco ? POA
8h ? Credenciamento e acolhida
9h ? Abertura: GT- SEDUC/FASE
10h ? Palestra: ?Função social dos educadores no contexto da socioeducação?
Palestrante: Ana Paula Motta Costa
11h ? Questionamentos e debate
12h ? Almoço
13h30min ? Apresentação do Diagnóstico da realidade dos alunos atendidos nas unidades da FASE
- Leonel Rodrigues - FASE
14h15min? Apresentação do Trabalho socioeducativo desenvolvido pelos profissionais da FASE.
- Ricardo Aquino ? Assessor Pedagógico da FASE
15h15min ? Intervalo
15h30min ? Atividade em grupos, com a seguinte provocação:
- Quais as possibilidades e limites da socioeducação?
16h40min- Encaminhamentos do dia
23/6/12 ? Sábado
Local: - Auditório do Prédio A do IPA
8h ? Pressupostos para a Reestruturação do Projeto Pedagógico das escolas
- Atual organização
- Dificuldades e possibilidades a luz da atual legislação
- Adriana Rodrigues ? SEDUC
10h ? Intervalo
10h15min ? Debate
11h30min- Encaminhamentos da Formação
Currículo Ana Paula Motta Costa:
Bacharelada em Ciências Sociais pela Unisinos (1990), graduada em Direito pela PUCRS (2000), pós-graduada em Educação pela UFRGS (1992), Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS (2004) e Doutora em Direito pela mesma universidade (2011), tendo realizado estágio doutoral na Universidade Pablo de Olavide, na Espanha, no ano de 2009.
É professora titular do Centro Universitário Metodista IPA, onde foi Coordenadora do Curso e atualmente é Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito, onde também ministra as disciplinas de Direito da Criança e do Adolescente, Direito Processual Penal, Direito Penal, Introdução à Ciência do Direito e Fundamentos de Criminologia. Professora Substituta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde ministra disciplinas de Direito Penal e Criminologia. É Professora da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS, onde ministra aulas no Curso de Pós-graduação em Direito da Criança e do Adolescente. Também é Professora de Cursos de Pós-graduação em outras instituições.
Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, Estatuto da Criança e do Adolescente, criança, medidas socioeducativas e direito penal juvenil. É consultora de projetos sociais, em especial junto à Unesco. Foi presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Porto Alegre (1997-2000 e 2003-2004), e presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RGS (FASE/RS) de 2000-2002.