Seduc participa de debate nacional sobre as diretrizes curriculares da Educação Especial
Evento promovido pelo Ministério da Educação conta com representantes de instituições educacionais de todo o país
Publicação:

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está participando, entre os dias 27 e 31 de janeiro, em Brasília, do encontro da comissão do Ministério da Educação (MEC) que trata da Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Especial. Entre as principais pautas do evento estão: Surdez e Educação Bilíngue, Deficiências Intelectuais e Transtornos do Espectro Autista (TEA), Superdotação/Altas Habilidades, Deficiência Visual, Deficiências Físico-motoras e Múltiplas, currículo, certificação e formação de professores.
A representante da Seduc no evento é a chefe da Divisão de Políticas para a Educação Especial (DIPESP), do Departamento de Educação (DED), Vânia Chiella. De acordo com ela, a comissão está organizada em formato de GT (Grupo de Trabalho), composto por técnicos do MEC, representantes da Câmara Federal e Senado Federal e conselheiros e assessores do Conselho Nacional de Educação (CNE):
“Este é um encontro de extrema importância e traz uma excelente oportunidade de compartilhar esta discussão, exatamente no momento em que estamos propondo a reestruturação da Educação Especial no nosso Estado”, destaca.
Educação Especial
Na rede pública estadual, o Atendimento Educacional Especializado é realizado por professores especialistas que identificam, elaboram e organizam recursos pedagógicos e de acessibilidade para a construção do conhecimento dos estudantes, considerando as suas necessidades específicas.
As 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) contam com assessorias que respondem por demandas específicas da Educação Especial e oferecem apoio técnico e pedagógico às escolas de sua abrangência, promovendo diretamente a inclusão dos alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).