Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc lança 27ª edição do livro Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias

Cerimônia oficial de premiação dos estudantes ocorre na sexta-feira (8) a partir das 10h

Publicação:

Jovens escritores concederam autógrafos durante a Feira do Livro de Porto Alegre do ano passado
Jovens escritores concederam autógrafos durante a Feira do Livro de Porto Alegre do ano passado - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

Com a proposta de incentivar a leitura e o exercício da produção textual dos estudantes, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lança nesta sexta-feira, 8 de novembro, a 27ª edição do livro Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias

Às 10h, na Praça de Eventos da Secretaria, haverá uma cerimônia oficial de premiação dos participantes. Logo após, às 13h30min, ocorre a sessão de autógrafos dos alunos na praça principal da  Feira do Livro de Porto Alegre. Ao todo, 96 alunos do interior do Estado e da Capital foram selecionados, entre 4 mil participantes, para serem os autores da obra que reúne poesias, contos, desenhos e crônicas.

Conforme a assessora do setor de Livros e Fomento à Leitura do Departamento de Educação da Seduc, Ana Helena Laux, o projeto busca destacar o protagonismo e a autoria dos alunos da Rede. “É um grande momento de festa da educação gaúcha. O programa, que já existe há 27 anos, contribui para dar mais visibilidade ao potencial dos estudantes de todas as regiões do Estado”, explica.

Programa Crianças do Rio Grande: Escrevendo Histórias

 Tendo por objetivo principal estimular a auto expressão do aluno, valorizando sua produção gráfica e textual, consolidadas pelo hábito da leitura desenvolvido na escola, o Programa Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias chega em 2019 na sua 27ª edição.

A produção do livro é resultado de um trabalho sistemático e contínuo, voltado para a formação do hábito de leitura, incentivo à produção textual e valorização do aluno no contexto educacional.

Na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, os trabalhos podem ser apresentados por meio de desenhos, em produções individuais, enquanto que os demais níveis podem apresentar suas produções nos diferentes gêneros literários (poesia, conto, crônica, história em quadrinhos, etc.) acompanhados ou não de ilustrações criadas pelo autor.

Secretaria da Educação