Seduc acompanha a 1ª reunião do Conseme de 2024
Publicação:

Com o objetivo de destacar os principais pilares do regime de colaboração entre Estado e municípios, a secretária adjunta Stefanie Eskereski participou da 1ª Reunião do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Educação (Conseme) de 2024, grupo que integra a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O encontro ocorreu, nesta quinta-feira (8/2), no Iguatemi Corporate, em Porto Alegre.
A secretária Stefanie garantiu o apoio aos municípios durante o ano letivo de 2024. “Nós, do Estado, nos comprometemos a estar presente, garantindo a execução dos eixos estratégicos do programa Alfabetiza Tchê e a consolidação do regime de colaboração”, afirmou.
Na ocasião, a subsecretária de Governança e Gestão da Rede Escolar, Janaína Audino, apresentou o cronograma de entrega do material didático complementar da rede pública, que já iniciou na segunda-feira (5/2), e abordou sobre os editais de seleção para formadores estaduais, regionais e municipais.
Alfabetiza Tchê
O Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (Alfabetiza Tchê) tem o objetivo de assegurar que todos os estudantes da rede pública estejam alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, reduzindo os índices de alfabetização incompleta e de letramento insuficiente em anos avançados. O programa contempla os seguintes eixos estratégicos:
• Incentivo, cooperação e articulação entre as redes públicas de ensino;
• Formação de professores e gestores escolares;
• Fortalecimento da gestão municipal e escolar;
• Implementação, monitoramento e avaliação de indicadores relacionados ao programa;
• Fortalecimento da aprendizagem.
A ação é realizada por meio de cooperação técnica e financeira do Estado com municípios, em regime de colaboração.