Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretário Faisal Karam visita Escola Técnica Cimol

Estabelecimento conta com seis cursos técnicos e garante emprego e renda para 1,7 mil estudantes

Publicação:

Faisal Karam visitou Escola Cimol nesta quinta-feira (12)
Faisal Karam visitou Escola Cimol nesta quinta-feira (12) - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (Cimol), de Taquara, é uma das 160 instituições de ensino da Rede destinada à formação profissional. Atendendo a região da Serra e Metropolitana de Porto Alegre, o estabelecimento conta com 1,7 mil estudantes, 100 turmas e a oferta de seis cursos técnicos em cinco prédios: Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Design de móveis, Química e Informática.

Em visita, na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, destacou a necessidade de as escolas técnicas estabelecerem parcerias com as empresas locais, com intuito de desenvolver emprego e renda na região. “É preciso identificar os potenciais para o mercado de trabalho, fortalecer as estruturas dos cursos e fazer com que este aluno, que foi capacitado, retorne como investimento para seu município”, explicou.

Secretário Faisal Karam conheceu as dependências dos cinco prédios que formam a Escola Cimol e conversou com os estudantes
Secretário Faisal Karam conheceu as dependências dos cinco prédios que formam a Escola Cimol e conversou com os estudantes - Foto: Diego da Costa

A titular da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Ileane Bravo, reiterou que uma das suas metas, no decorrer da gestão, é manter um diálogo permanente com as prefeituras e com as empresas para qualificar o ensino técnico. “Estamos solicitando formalmente à direção para que faça um levantamento das suas necessidades e indique o que mais precisa. Nosso plano é estimular o empreendedorismo, qualificar e incrementar os equipamentos dos cursos”, afirmou.

Mercado de trabalho garantido

Com os murais dos corredores repletos de anúncios com vagas de emprego, o coordenador do curso de Mecânica, Marcos Frozza, garante que cerca de 30 cargos por mês são preenchidos pelos educandos. De acordo com ele, ainda existe uma disputa dos empreendedores locais para contratar o melhor profissional. “Parece mentira, mas mesmo diante da crise, o ensino técnico segue criando oportunidades. São cerca de 300 novos postos de trabalho criados por ano”, salientou.

Cerca de 300 vagas de trabalho são preenchidas por ano pelos alunos da Escola Cimol
Cerca de 300 vagas de trabalho são preenchidas por ano pelos alunos da Escola Cimol - Foto: Diego da Costa

Presenças

Durante a manhã, todas as salas de aula foram visitadas pela equipe técnica da Seduc. Estiveram presentes, ainda, no encontro, a diretora pedagógica da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), Raquel Padilha; a coordenadora adjunta da 2ª CRE, Maria José Reis; a coordenadora do curso de Eletrônica, Priscila Kasper; além da diretora e da coordenadora de projetos da Escola Cimol, Karine Kersting e Maria Luíza Freitas, respectivamente.

Reunião da manhã contou com a presença de representantes da 2ª CRE e da Escola Cimol
Reunião da manhã contou com a presença de representantes da 2ª CRE e da Escola Cimol - Foto: Diego da Costa

 Confira mais fotos

Secretaria da Educação