Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretária Raquel Teixeira debate os rumos da Educação no pós-pandemia em evento do Menu Poa

Encontro promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre ocorreu na tarde desta terça-feira (14)

Publicação:

Secretária Raquel Teixeira participou do Menu Poa, nesta terça-feira (14),  na Associação Comercial de Porto Alegre
Secretária Raquel Teixeira participou do Menu Poa, nesta terça-feira (14), na Associação Comercial de Porto Alegre - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, participou, na tarde desta terça-feira, 14 de dezembro, do evento Menu Poa. Promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), o encontro, realizado no Palácio do Comércio, trouxe como tema o debate “Educação: base para crescer, como fazer no pós-pandemia”. Na ocasião, foram tratados assuntos como a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Novo Ensino Médio, a inserção das novas tecnologias no meio educacional e os desafios dos alunos do século 21.

Mediado pelo presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira, o Menu Poa contou ainda com a presença da secretária de Educação do município de Porto Alegre, Janaína Audino; e do vice-pró-reitor de graduação da UFRGS, Prof. Dr. Leandro Raizer.

“Nada é mais importante no século 21 do que a Educação. Estamos na era do conhecimento e da inovação. Isso não se constrói do nada. Começa lá na Educação Infantil e se desenvolve por etapas. Temos que convidar toda a sociedade para participar e se engajar nessa tarefa para garantir o futuro dos nossos jovens”, destaca a secretária Raquel Teixeira.

Ainda, conforme a secretária, o Novo Ensino Médio e a nova BNCC trazem elementos que unem o conhecimento com a educação profissional e técnica.

 “O aluno do Ensino Médio vai ter a oportunidade de ampliar suas possibilidades profissionais e vai ser incentivado a desenvolver suas habilidades e competências para as áreas que almeja. Estas reformas na Educação Básica serão fundamentais”, reitera.

A secretária municipal da Educação de Porto Alegre, Janaína Audino, fala sobre as dificuldades enfrentadas pela Rede desde antes do período da pandemia.

“Nós nos dedicamos, desde que assumimos a gestão, para entender a que se deve o baixo índice de aprendizagem na Capital, principalmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A partir disso, estamos promovendo uma nova proposta pedagógica com uma nova matriz curricular. Aumentamos o tempo das aulas nos componentes curriculares em que há mais dificuldade, ampliamos a produção textual, entre uma série de medidas para reverter esta situação”, explica.

 O vice-pró-reitor de graduação da UFRGS, Prof. Dr. Leandro Raizer, ressalta que a pandemia aprofundou o processo de desigualdade na Educação.

“Temos que pensar, neste pós-pandemia, em um esforço de investimento, tanto público como privado, das mais diversas entidades. O processo de desigualdade e a falta de equidade de oportunidades tem um impacto na economia e no desenvolvimento no País. Se isso já era uma realidade antes da pandemia, agora se torna ainda mais necessário”, afirma.

Presenças

Ainda estiveram presentes no evento o presidente do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), Bruno Eizerik; e a vereadora de Porto Alegre, Mariana Pimentel.

 

 

 

 

Secretaria da Educação