Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretária Raquel Teixeira debate os rumos da Educação em evento na Assembleia Legislativa

Encontro desta segunda-feira (13) teve transmissão pelo canal do YouTube da TV AL

Publicação:

Secretária Raquel Teixeira destacou a importância da avaliação diagnóstica para recuperação das aprendizagens perdidas
Secretária Raquel destacou a importância da avaliação diagnóstica para recuperação das aprendizagens perdidas na pandemia - Foto: Joel Vargas/ AL RS
Por Diego da Costa com informações AL/RS

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, foi uma das convidadas do Fórum de Educação do Futuro. O encontro, realizado na noite da última segunda-feira, 13 de setembro, foi promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A ação teve objetivo de debater novas estratégias educacionais, tendo em vista que a área foi uma das mais impactadas pela pandemia da Covid-19. O Fórum foi transmitido pelo canal do YouTube da TV AL.

Para assistir, clique aqui.

Durante o encontro, a secretária Raquel Teixeira destacou a importância da avaliação diagnóstica no processo de qualificação do ensino.

“A partir das lacunas de aprendizagem apresentadas na avaliação nós identificamos a necessidade do aumento de carga horária nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Então, nosso objetivo não era dar nota. Era, sim, elaborar um material pedagógico de acordo com as necessidades dos alunos para recuperar essas aprendizagens perdidas. Foi um trabalho recorde que envolveu 524 mil estudantes da Rede Estadual”, explicou.

Ainda, de acordo com ela, a avaliação diagnóstica teve o intuito de mobilizar a comunidade escolar para retornar ao ensino presencial, reestabelecer o vínculo com a escola e detectar as habilidades essenciais que tinham sido esquecidas pelos estudantes de cada etapa de escolaridade.

“Já iniciamos a formação com os professores para que trabalhem esses componentes curriculares. O século 21 exige um conhecimento cada vez mais apurado e robusto, e a Língua Portuguesa e a Matemática são a base deste processo”, reiterou.

Rossieli Soares, que é secretário estadual de Educação de São Paulo, foi o palestrante do encontro. Ele apresentou a experiência do seu Estado durante a pandemia, com ações relacionadas a roteiro de estudos para alunos, orientações para os pais, auxílio para professores e chamamento público para plataformas educativas, além da criação do Centro de Mídias da Educação de SP. "Nada substitui o professor em sala de aula com os alunos, mas aprendemos que temos que utilizar a tecnologia para apoiar esse professor ou para dar algo a mais para os alunos", avaliou.


Presenças

A atividade, que foi realizada no modelo híbrido, contou ainda com a presença do deputado estadual e presidente da Comissão de Educação, Carlos Búrigo (MDB); e do CEO do Transforma RS, Ronald Krummenauer. A mediação foi realizada pelo presidente da Casa, deputado Gabriel Souza (MDB).

Confira mais fotos

Secretaria da Educação