Secretaria da Educação coordena esforços junto a entidades do Terceiro Setor para alinhamento de ações na área da educação
Publicação:

Na tarde desta segunda-feira (13), a Secretaria da Educação (Seduc) se reuniu com representantes de entidades do terceiro setor para expor um panorama da situação nas escolas estaduais diante da crise climática. No encontro, foi apresentada uma síntese do impacto na rede de ensino estadual, além do plano de retomada da atuação escolar. Ações imediatas estão sendo realizadas em dois eixos, com foco na infraestrutura e nas questões pedagógicas.
Um monitoramento contínuo nos municípios mais atingidos identifica e avalia os estragos nas escolas danificadas. Os prejuízos são classificados conforme a gravidade do dano e, depois, são encaminhados para a vistoria da Secretaria de Obras Públicas. Quanto à abordagem curricular, as instituições que retornaram às aulas foram orientadas a abordar o contexto das enchentes e inundações de forma a reforçar a empatia e a solidariedade nos estudantes. Materiais de apoio, com práticas de acolhimento escolar, também foram encaminhados para as equipes diretivas das escolas.
A secretária da educação, Raquel Teixeira, destacou durante a apresentação que a Seduc tem buscado uma abordagem colaborativa para lidar com os impactos da chuva. “O foco é no acolhimento e na rede de apoio dentro da educação que está estabelecida em relação aos afetados pelos fenômenos climáticos. É preciso ter um olhar carinhoso, acolhedor e cuidadoso, principalmente com os alunos e professores”, ressaltou.
Os representantes das entidades do terceiro setor apresentaram sugestões e identificaram pontos em que podem contribuir com ações diretas e encaminhamentos. Entre as demandas avaliadas, estão as formas de acelerar a reconstrução da rede estadual com apoio técnico e financeiro. Além disso, foi enfatizado a necessidade de medidas céleres e organizadas a partir da coordenação dos diferentes setores.
Estiveram presentes na reunião representantes da Fundação Itaú, Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Ayrton Senna, Instituto Iungo, Marcoplan, ICE, Instituto Natura, Instituto Reúna, Instituto Unibanco, Profissão Docente e Instituto Sonho Grande.