Prorrogado prazo de inscrição no curso de avaliação escolar promovido pela SEC
Publicação:

O período de inscrição no curso sobre incorporação dos resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) ao cotidiano escolar foi prorrogado até a próxima segunda-feira, 24. A iniciativa, promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), é oferecida para nove mil professores da rede estadual. O prazo inicial para inscrição havia encerrado na última sexta-feira, 16. Com a prorrogação, as aulas começam no dia 31 de agosto e seguem até 27 de setembro.
A capacitação será coordenada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), responsável pela aplicação dos exames do SAERS em 2007 e 2008. Para se inscrever, as escolas deverão acessar o site www.formacao.caedufjf.net/cfg01rs. Cada instituição de ensino poderá inscrever até seis professores, dependendo do número de alunos da escola e modalidades de ensino que atendem. O curso ocorrerá no formato à distância, havendo, ainda, encontros presenciais que serão planejados pela coordenação geral da formação.
Entre os objetivos da capacitação estão a análise dos resultados do SAERS e a identificação das necessidades de aprendizagem avaliadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Serão estabelecidas orientações pedagógicas destinadas ao enfrentamento dos problemas identificados, visando possibilitar maneiras de trabalhar com os resultados do processo de avaliação e contribuir para a melhoria da gestão escolar.
O SAERS avalia estudantes da 2ª e 5ª séries (ou 3º e 6º ano) do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio, em Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação está dividida por níveis que classificam a aprendizagem como Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. A formatação dos dados da avaliação possibilita o acompanhamento da evolução do desempenho escolar dos estudantes dentro das metas do Compromisso Todos pela Educação, que estabelece melhoria gradual da aprendizagem em todo o país até 2022.