Pronatec forma 45 técnicos em Segurança do Trabalho em Bagé
Publicação:

A noite deste sábado foi especial para 45 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Depois de um ano de aulas, eles concluíram o curso Técnico em Segurança do Trabalho, realizado na Escola de Educação Profissional Senac Bagé. A formatura aconteceu no Clube Comercial e reuniu professores, familiares e amigos dos estudantes.
A coordenadora adjunta da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luciana Freitas, lembrou que os cursos ofertados pelo Pronatec são totalmente gratuitos. ?O governo do Estado já formou mais de 31 mil alunos em diversos cursos pelo Pronatec e só em Bagé já formamos mais de 600?, informou a coordenadora, que representou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na cerimônia.
O diretor da Escola de Educação Profissional Senac Bagé, Tiago Radmann, disse que o programa é muito importante, pois paralelo com o Ensino Médio, os alunos podem estudar num curso técnico e terem uma profissão. ?É a oportunidade de esses jovens terem uma profissão e competirem de igual para igual no mercado de trabalho?, destacou, mencionando que a parceria do Senac com a Seduc foi firmada em 2011. ?Estamos planejando, ainda para este, abrirmos mais vagas, mais turmas, mais cursos?, anunciou.
Raquel Carolina Berta da Rosa, 19 anos, foi uma das que aproveitou a oportunidade de se qualificar gratuitamente. ?Pretendo seguir e evoluir nessa área?, afirmou a nova técnica em Segurança do Trabalho minutos antes de receber o diploma.
Saiba mais
O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O programa oferece cursos gratuitos e está dividido em dois eixos: o Pronatec-Tec (cursos técnicos de nível médio), coordenado no Rio Grande do Sul pela Seduc, e o Pronatec FIC (cursos de qualificação profissional), coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
O Pronatec-Tec atende alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio Politécnico da rede estadual matriculados em cursos técnicos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).