Projetos da rede estadual na área da educação inclusiva são destaques no país
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O trabalho de Educação Inclusiva da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) segue trazendo resultados positivos para a rede estadual de ensino. Recentemente dois projetos de Escolas do Rio Grande do Sul foram destaque em projetos da área. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardim América, de Vacaria, está entre as 10 finalistas no III Prêmio de Experiências Educacionais Inclusivas, e no Colégio Estadual Coronel Pilar, de Santa Maria, foi realizado um estudo de caso e documentário em vídeo com uma aluna do 3º ano do Ensino Médio com Síndrome de Down.
A Escola Jardim América está entre as finalistas no III Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas ? A Escola Aprendendo com as Diferenças, com o projeto pedagógico ?Tudo bem ser Diferente?, elaborado e executado pelas professoras Taline Tessaro (Orientadora Pedagógica) e Alexandra Borba (Responsável pelo Atendimento Educacional Especializado). O projeto foi selecionado entre os dez melhores de todo o Brasil na categoria 2, que abrange experiências realizadas nas escolas públicas de educação infantil ou de educação básica com educação infantil, no âmbito Estadual, Municipal e do Distrito Federal.
Nesse projeto, as crianças da pré-escola foram convidadas a conhecer-se e perceber que um não é igual ao outro e que é preciso respeitar cada um na sua maneira de ser. Com a intervenção realizada pelo projeto, que foi ampliado para os anos iniciais do ensino fundamental, observa-se que a escola está conseguindo estruturar-se dentro de uma perspectiva inclusiva, o que está trazendo benefícios a toda a comunidade escolar.
O Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão ? SECADI/MEC em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e a Cultura ? OEI. Até o final de 2013 serão divulgadas as escolas premiadas.
Documentário
Com o objetivo de discutir e mostrar o processo de inclusão nas escolas o Instituto Rodrigo Mendes, através do Projeto Diversa, e Instituto Alana, de São Paulo, realizaram um estudo de caso e documentário em vídeo com a estudante do Colégio Estadual Coronel Pilar, de Santa Maria, Renata Basso, aluna do 3º ano do Ensino Médio, que tem Síndrome de Down.