Projetos da Fundação Liberato participam de feira latino americana de Ciências
Publicação:
Dois projetos desenvolvidos por alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, participam entre os dias 4 e 8 de agosto, da Latinamerican Expo-Sciences 2008 (ESI-AMLAT), em Lima, no Peru.
As alunas do projeto "Reciclagem de CD´s e DVD´s", Luciana dos Santos Canova e Maila Noeli Cardoso, orientadas pela professora Dalva Inês de Souza, deram ênfase ao reaproveitamento da base plástica, o policarbonato, presente nas mídias. O objetivo é reciclar o policarbonato criando um método de limpeza e moagem, que seja eficaz e viável economicamente, transformando-o em matéria-prima para fabricação de outros produtos.
O aluno Rodrigo Luis da Costa irá participar da feira com o projeto "Casa Mecânica", orientado pelo professor Jorge Luiz Ferreira. O estudante desenvolveu seu trabalho baseado no problema da sub-moradia. A partir de uma infra-estrutura de terreno apropriada e de fundações padronizadas, serão empregadas técnicas de montagem de um módulo habitacional que dispense o uso de mão-de-obra especializada e que possa ser concluído em regime de mutirão familiar, num prazo máximo de um a dois dias.
O projeto Reciclagem de CD´s e DVD´s será apresentado na feira devido ao credenciamento conquistado na 22ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada no ano passado, através do Prêmio Refap de Tecnologia para um Meio Ambiente Sustentável. O projeto Casa Mecânica recebeu convite durante a Expo-Sciences 2007, na África do Sul.