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Projeto Jogo de Ser Árvore nesta segunda-feira (28)

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Nesta segunda-feira (28), inicia a segunda edição do projeto Jogo de Ser Árvore, uma realização da AES Sul com as Secretarias do Estado da Educação e do Meio Ambiente, organizado pela Net Impact e com concepção e desenvolvimento do Estúdio Nômade. O Jogo de Ser Árvore é uma proposta inovadora em educação ambiental, através de uma experiência vivencial sobre Ecologia Aplicada, em crianças de 8 a 10 anos. O objetivo do projeto é sensibilizar as crianças a partir de uma dinâmica vivencial, a importância das florestas e a força das árvores em nosso mundo, a partir de uma visão ecocêntrica (homem como parte da natureza). ?O Jogo de Ser Árvore trabalha com a visão ecocêntrica, onde o homem é mais um agente dentro de uma complexa rede que se renova e complementa?, revela Leandro Forti, Coordenador de Meio Ambiente da AES Sul. Através de uma dinâmica vivencial na sala de aula, o jogo é construído por uma performance de dois personagens, dirigidos por Bob Bahlis. A dupla de atores cria um ambiente fantástico e convida as crianças a participarem de uma jornada cheia de estímulos sensoriais (vídeos, histórias, sons e exercícios perceptivos), convidando cada criança a encontrar a árvore que mora dentro dela. Os ativadores apresentam diversos ensinamentos através da dinâmica de ?Ser Árvore?, ampliando a relação com a natureza, criando experiências práticas em atitudes como a valorização da diversidade, o respeito pelo próximo, a consciência respiratória, a capacidade de concentração, a valorização dos antepassados, entre muitas outras mensagens educativas com relação a como tratamos a nós mesmos, ao outro e ao planeta. Toda a estrutura é levada pelo projeto, que ambienta a sala de aula com recursos de áudio e vídeo. As crianças recebem material de desenho para expressarem suas descobertas e um Kit Pedagógico ?Os ensinamentos do Povo em Pé? com exercícios e atividades para brincarem em casa. As dinâmicas são previamente agendadas com as escolas, sendo enviado material de suporte para a preparação das crianças. Além disso, o projeto conta com uma plataforma digital (www.serarvore.com.br) que possibilita um aprofundamento interativo com a proposta. A primeira edição do projeto, realizada em 2011, atingiu 3523 alunos e 173 professores de 60 escolas de 19 municípios do Rio Grande do Sul, entre escolas estaduais e municipais. A expectativa para 2012 é chegar a pelo menos 1500 crianças atingidas em 50 escolas estaduais dos 17 municípios visitados (Bom Princípio, Sinimbu, São Sebastião, Lajeado, São Borja, Santiago, Roca Sales, Venâncio Aires, Dois Irmãos, Estância Velha, Santana do Livramento, São Pedro, São Sepé, Santa Maria, Nova Santa Rita, Imigrante e Colinas)?, afirma Paula Fagundes Lima, Gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da AES Sul. As ações nas escolas estaduais iniciam pelo município de Bom Princípio no dia 28 de maio e encerram no dia 12 de julho em São Sebastião do Caí.
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