Programas Acelera Brasil e Se Liga têm formação
Publicação:

Para debater o processo de aceleração da aprendizagem de alunos com distorção idade/série e diagnosticar as necessidades para 2013 que têm as escolas que desenvolvem programas de correção de fluxo na rede estadual realiza-se em Porto Alegre, nesta quarta-feira (28) a última reunião dos programas Acelera Brasil e Se Liga de 2012.
De acordo com a assessora Luciana Schneider, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), participam do encontro no auditório Paulo Freire representantes das 24 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que têm escolas desenvolvendo os Programas na rede.
A rede estadual mantém os dois programas para correção do fluxo escolar e atendimento à defasagem idade/série nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ambos executados em parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o Instituto Ayrton Senna, o Acelera Brasil e o Se Liga.
O Acelera Brasil atende alunos de 9 a 15 anos, alfabetizados, com, no mínimo, dois anos de distorção idade/série. No final de um ano letivo, cada aluno é avaliado com relação a sua idade, série de origem e aproveitamento, sendo reclassificado para chegar o mais próximo possível da turma que deveria estar frequentando.
O Se Liga é um programa destinado à correção da defasagem de conhecimento escolar de alunos de 9 a 15 anos não alfabetizados. O objetivo final, após o período de um ano letivo, é que o aluno seja capaz de ler, escrever, expressar-se oralmente e realizar as quatro operações matemáticas. O aluno que atingir esses objetivos participará do Programa Acelera Brasil no ano seguinte.
A participação das escolas ocorre por adesão, com utilização de material didático-pedagógico específico.