Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Programa Saúde na Escola tem ações em Pantano Grande e Encruzilhada do Sul

Publicação:

Membros do programa na reunião em Encruzilhada do Sul
Membros do programa na reunião em Encruzilhada do Sul - Foto: 6ª CRE/Seduc
Por 6ª CRE/Seduc

Trabalhos vinculados ao Programa Saúde na Escola têm ação permanente na região de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação. O foco é articular a educação, a saúde e a assistência social, cujo público são estudantes da educação básica, gestores e profissionais dos três segmentos, comunidade escolar e, de forma, mais amplificada, estudantes da rede de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na semana passada, a coordenadora do PSE junto ao departamento pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Carem Fortunato, as assessoras pedagógicas da 6° CRE, Graziela Maria Lazzari e Lisete Lopes Nascimento, e a técnica em Nutrição Fernanda Job estiveram em reunião com os prefeitos e secretários municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e secretarias afins em Encruzilhada do Sul e Pantano Grande para a implantação do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal. Os eventos contaram com autoridades locais – entre elas, o prefeito de Encruzilhada do Sul, Artigas Teixeira Silveira.

Durante a semana, as representantes da Seduc e da 6ª CRE estiveram nas escolas EEEM Vera Cruz (Vera Cruz), EEEM Borges de Medeiros (Encruzilhada do Sul), EEEM Alfredo José Kliemann e EEEM Professor Luiz Dourado (ambas em Santa Cruz do Sul) e EEEM Pedro Nunes de Oliveira (Pantano Grande)

Programa Saúde na Escola

As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível a criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos etc). A criação dos Territórios é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, tendo em vista seus projetos político-pedagógicos, e a unidade básica de saúde.

Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde. O programa trata a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania. Além disso, promove a articulação de saberes, a participação de estudantes, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política pública. As ações seguem nos 18 municípios de abrangência da 6ª CRE.

Secretaria da Educação