Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Professores do Programa Acelera Brasil recebem formação

Publicação:

Formação ocorreu durante esta terça-feira, em Cachoeira do Sul
Formação ocorreu durante esta terça-feira, em Cachoeira do Sul - Foto: Divulgação/24ª CRE
Por ACS 24ª CRE | Edição: ACS Seduc

Professores e supervisores das escolas estaduais da região de Cachoeira do Sul que atuam no Programa Acelera Brasil foram reunidos nesta terça-feira (11/7) para participar de uma formação oferecida pela 24ª Coordenadoria Regional de Educação. Relatos sobre o andamento das atividades nas turmas, análise dos resultados das avaliações aplicadas com os alunos, estudo e planejamento das atividades para a construção de habilidades ocorreram durante os dois turnos do encontro.

Assessora do Núcleo de Apoio Pedagógico da 24ª CRE, Elaine Dalcin foi a responsável pela coordenação da capacitação. Em sua avaliação, o programa já está rendendo resultados positivos nas escolas, a partir dos progressos relatados pelos educadores nas seis turmas das cinco escolas que participam do Programa. Participam as seguintes instituições:

Cachoeira do Sul
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Jacuí;
- Escola Estadual de Ensino Médio Vital Brasil;
- Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha;
- Colégio Estadual Diva Costa Fachin.

Restinga Seca
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Manoel.

ACELERA BRASIL

O Acelera Brasil é um programa de correção de fluxo do Ensino Fundamental, criado com o objetivo de combater a repetência e responsável pela distorção entre idade e ano que o aluno frequenta, bem como pelo abandono escolar.

O público-alvo são alunos alfabetizados, de 10 a 15 anos. Preferencialmente, do 3º ao 5º ano, com no mínimo dois anos de distorção. Os alunos alfabetizados que repetiram o ano são agrupados em salas de até 25 crianças, recebendo acompanhamento de um professor da rede, capacitado para aplicar a metodologia do Programa, desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna.

Secretaria da Educação