Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Professora gaúcha vence concurso nacional e ganha bolsa para estudar na Alemanha

Michele Gramms foi laureada pelo Instituto Goethe e receberá ainda outro prêmio

Publicação:

Professora proporcionará dia especial aos alunos da EEEM 1º de Maio
Professora proporcionará dia especial aos alunos da EEEM 1º de Maio - Foto: Arquivo pessoal
Por Renato Gava

Professora da rede pública estadual em Nova Petrópolis, Michele Gramms venceu o concurso Professor de Alemão do Ano, feito pelo Instituto Goethe entre participantes de todo o país. A gaúcha foi contemplada com uma bolsa para curso de aperfeiçoamento na Alemanha, em 2018. Ela participa do projeto Ferramentas Digitais a Serviço da Aprendizagem de Língua Alemã, previsto no Termo de Cooperação feito pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o instituto.

 “Sempre falei alemão com minha família, desde pequena, depois na escola, até ir para a faculdade. Isso ajuda muito”, conta Michele formada em Letras/Português/Alemão na Unisinos.

O concurso consistia em apresentar um projeto com o tema Um Dia de Alemão Divertido nas Escolas.  Além da viagem ao país dos seus antepassados, no qual ficará por cerca de quatro semanas com tudo pago, a vencedora ganhou o custeio de seu projeto na Escola Estadual de Ensino Médio 1º de Maio, também em Nova Petrópolis, onde leciona.

“Será no dia 3 de outubro. Haverá atividades de culinária, música, palestras sobre cultura alemã. As palestras serão em português porque o nível dos alunos ainda não é tão avançado. Estou muito contente em poder realizar isso”, declarou a professora.

O Instituto Goethe pagará os R$ 3,5 mil orçados para o projeto, aberto ao público e que terá a visitação de alunos de outras escolas da região. O Termo de Cooperação tem como objetivo promover a capacitação de professores em escolas que ofertam a língua alemã na rede estadual.

O concurso laureou os três melhores projetos – além da gaúcha, conquistaram o prêmio um professor de matão (SP) e uma professora de Fortaleza. A cerimônia de premiação deve ocorrer em dezembro, em São Paulo. Somente então Michele saberá as datas certas da viagem. Mas familiares e amigos, desde já, já fazem a saudação: bon voyage, fräulein!

Secretaria da Educação