Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Professora da UFRGS cita Milton Nascimento em palestra

Publicação:

1308161753580.JPG
Alfabetização e Letramento
A professora Ivany de Souza Ávila, da UFRGS, trouxe parte da letra da música ?Bailes da Vida?, de Milton Nascimento, para falar sobre sua trajetória ?chão de escola? e a importância dos professores no processo de alfabetização de crianças e adultos, durante a programação do Seminário Regional sobre alfabetização e Letramento que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nesta quarta-feira (15), em Ijuí. ??para cantar nada era longe, tudo tão bom, todo artista tem de ir aonde o povo está?, diz a música, nós professores temos de ir onde os alunos estão?, enfatizou a professora alfabetizadora e pesquisadora da alfabetização e letramento. Ivany Ávila destacou em sua fala sua própria história como alfabetizadora para ilustrar o apoio à proposta da Seduc. Professora alfabetizadora da primeira série, Ivany enfrentou na primeira turma com quem trabalhou a frustração de ter 50% da classe não alfabetizada ao final do ano. As respostas para os questionamentos sobre o processo de aprendizagem vieram anos depois, quando a professora entrou em contato com a teoria de Emília Ferrero, no livro A Psicogênese da Língua Escrita, e Ana Teberosky. ?As crianças pensam sobre a língua escrita, e é necessário pensar sobre as relações que a criança estabelece com o mundo da escrita?, resume a pesquisadora. Para Ivany, as crianças são facilmente alfabetizáveis. ?Basta que seus momentos de aprendizagem sejam levados em consideração pelos educadores?, provoca. Psicogênese A Psicogênese da Língua Escrita é termo desenvolvido pela psicolinguista argentina Emilia Ferreiro para apresentar a concepção de sobre o processo de alfabetização que não apresenta método pedagógico, mas revela os processos de aprendizado das crianças. Ivany Ávila enfatiza que a história da alfabetização pode ser dividida em antes e depois de Emilia Ferreiro e da Psicogênese. Ela provocou o público: ?O que significa dizer crianças com dificuldade de aprendizagem? Quais crianças? Quais dificuldades? Quais aprendizagens??, indaga a professora. Fracasso e Progressão ?Não existe fracasso escolar?, define a professora. Por isso, a ideia dos três anos que se mostram como um bloco, uma sequencia, é muito feliz para a professora. ?No que a reprovação ajuda as crianças a aprenderem? Que coisas interessantes as crianças reprovadas saberiam e que não puderam mostrar? O que elas pensavam sobre a escrita??, provocou Ivany, perguntando aos educadores presentes do Salão de Atos da Unijuí. Para a professora, que tem uma luta antiga contra a reprovação, compreender em que momento as crianças estão é fundamental para o êxito da alfabetização. ?Crianças pequenas não monitoram suas aprendizagens, elas não podem ser responsabilizadas por suas ?não aprendizagens??, enfatizou, encerrando a palestra. A programação do Seminário continua no turno da tarde, com o relato das seguintes práticas de alfabetização: Mesa 1 ? Grupo Marrom - Mediação da professora Ivany Souza Ávila - Local: Auditório da Biblioteca - Coordenadora da Mesa: Márcia Rejane Scherer ? 36ª CRE Prática 1 ? Título: 1º Ciclo: Um caminho lúdico para a Alfabetização Autora: Janaína Andréia Hullen Escola: E.E.E. F. Espírito Santo ? Alegria - 17ª CRE Prática 2 ? Título: Alfabetização e Literatura Autoras: Professoras Educação Infantil e Anos Iniciais Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia ? Três Passos - 21ª CRE Prática 3 ? Título: Viajando na Sacola Mágica da Leitura Autoras: Cristiane dos Santos Ferrioli Siqueira, Roseli Maria Della Flora, Sandra Ivanisa Eichstadt Bergmann Escola: E.E.E.M.Coronel Antônio Fioravante ? CIEP ? Porto Xavier ? 32ª CRE Mesa 2 ? Grupo Branco - Mediação da professora Patrícia Moura Pinho Local: Miniauditório 3 Coordenadora da Mesa: Rosani Schneider Izolan ? 14ª CRE Prática 1 ? Título: Experiências em Alfabetização Autora: Nair Gressler Duarte Escola: E.E.E.F. Madre Catarina Lépori ? Santo Angelo - 14ª CRE Prática 2 ? Título: Histórias a contar Autora: Lourdes Regina Garzão Goi Escola: Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Köehler ? Ijuí ? 36ª CRE Prática 3 ? Título: Minha escola lê Autoras: Professoras Educação Infantil e Anos Iniciais Escola: Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo ? 21ª CRE Mesa 3? Grupo Amarelo ? Mediação: professora Mônica Filippin Vicenzi - Local: Miniauditório 4 - Coordenadora da Mesa: Lissandra Schmitt ? 17ª CRE Prática 1 ? Título: Pesquisa Sócio-antropológica nos Anos Iniciais Autora: Eloína da Silva Morais Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Gustavo Langsch ? São Luiz Gonzaga ? 32ª CRE Prática 2 ? Título: Documento Autora: Professora: Elenice Belabari Soares Escola: Escola:E.E.M. Maria Bandarra Westphalen ? Cruz Alta ? 9ª CRE Prática 3 ? Título: Autor Presente Autora: Roselene Kaspari Hilgert Escola: Colégio Estadual Professor Pedro José Scher ? São Pedro do Butiá - 14ª CRE Mesa 4 ? Grupo Vermelho - Mediação da professora Noeli Valentina Weschenfelder ? Local: sala ½ Prédio E ? Coordenadora da Mesa: Luciany Nascimento ? 32ª CRE Prática 1 ? Título: A história da minha escola Autoras: Ana Denise Nascimento Espíndola, Simone Stefanello da Silva Keller Escola: E.E.E.F. Piratini ? Bossoroca ? 32ª CRE Prática 2 ? Título: Prática de Alfabetização nas três Primeiras Séries do Ensino Fundamental Autoras: Leila Regina Sturm e Nadir Rosa Bernardi Jacobuk Escola: E.E.E.B. Leopoldo Ost - Santo Cristo - 17ª CRE Mesa 5 ? Grupo Verde - Mediação da professora Olívia da Rosa - Local : Sala ¾ Prédio E ? Coordenadora da Mesa: Márcia Cristina Protti ? 9ª CRE Prática 1 ? Título: O rastro que deixamos no planeta devido ao consumo Autoras: Célia Maria Lange, Francisca Marilene de Abreu, Cheila Fagundes Lautert Escola: E.E.E.M. Paulo Freire ? Panambi ? 36ª CRE Prática 2 ? Título: Sacola da leitura Autora: Sonia Maria dos Santos Maron Escola: E.E.E.F. Nossa Senhora do Carmo - Sete de Setembro - 14ª CRE Prática 3 ? Título: Construindo Histórias Autora: Valéria Lopes da Silva ? Município de Cruz Alta - 9ª CRE Mesa 6 ? Grupo Azul ? Mediação da professora Iselda Sausen Feil. Local: Sala 5/6 Prédio E - Coordenadora da Mesa: Maria Aparecida Alves Padilha - 21ª CRE Prática 1 ? Título: Ovo meu será seu Autoras: Professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais Escola: Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela ? Miraguaí ? 21ª CRE Prática 2 ? Título: Relato de experiência da 1ª série Autora: Vanessa Rigon Escola: E.E. Ermindo Vier ? Santa Rosa - 17ª CRE Prática 3 ? Título: Vivências e histórias infantis Autoras: Doniali Teresinha Biesdorf da Rosa e Mariléia Marquesin Faustini Escola: Colégio Estadual Comendador Soares de Barros ? Ajuricaba ? 36ª CRE
Secretaria da Educação