Professora da Escola Padre Réus participa de curso na Suíça
Publicação:
A professora de física, Lisiane Araújo Pinheiro, da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Réus, está entre os 30 professores brasileiros de Física, selecionados em todo o país pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), para participarem, em setembro, de um curso no CERN, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, em Genebra, na Suíça.
O CERN, um dos maiores laboratórios de pesquisa em física no mundo, recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons ?Large Hadron Collider? (LHC). Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de Educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes.
Como resultado de negociações por parte de pesquisadores brasileiros do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e da diretoria da Sociedade Brasileira de Física e do Laboratório de Instrumentação e Física Experimetnal de Partículas (LIP), de Lisboa, foi aberta, a partir de 2009, como uma ampliação da cooperação do CERN com Portugal, a possibilidade de participação de professores brasileiros neste programa do CERN, que, neste ano, acontecerá no período de 01 a 07 de setembro de 2013, ao lado dos professores portugueses do Ensino Médio e também de outros professores africanos.