Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parceria com o Banrisul beneficia mais de 5 mil estudantes do Programa Saúde na Escola (PSE)

Ação irá distribuir sementes ecológicas para plantio nas escolas e visa qualificar alimentação escolar

Publicação:

Encontro realizado no Banrisul da Praça da Alfândega celebrou a parceria com as escolas
Encontro realizado no Banrisul da Praça da Alfândega, nesta terça-feira (19), celebrou a parceria com as escolas - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

O Programa Sementes Banrisul, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), está beneficiando mais de 5 mil estudantes de cinco instituições de ensino da rede estadual e uma da rede municipal de Porto Alegre. A ação, que ocorre no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), visa incentivar a produção e o consumo de produtos de base ecológica, oferecer uma alimentação saudável aos estudantes e contribuir para geração de renda das comunidades.

Foram contempladas as seguintes escolas: Raul Pilla, Ildo Meneghetti, Olegário Mariano, Itália, Ana Neri e a Emei Vila Nova.

A responsável pelo Programa Saúde na Escola (PSE), do Departamento de Articulação com os Municípios da Seduc, Caren Fortunato, destaca a importância da parceria para o desenvolvimento dos alunos. “Este é um trabalho que contribui para o protagonismo juvenil, conscientiza sobre os cuidados com o meio ambiente, qualifica a alimentação escolar e fortalece os vínculos das famílias com a escola”, afirma.

A representante do Programa Sementes, Miriam Claussen, explica as etapas da distribuição das sementes:“O Banrisul recebe os projetos e encaminha para a fornecedora. A partir disto, será previamente combinada uma data e a agência respectiva irá fazer a entrega dos insumos às instituições de ensino”, afirma.

 Programa Sementes Banrisul

O Programa Sementes Banrisul, criado em 2008, tem por objetivo orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Visa, ainda, contribuir para a garantia da segurança e soberania alimentar, bem como auxiliar na geração de renda nas comunidades nas quais o Banrisul está inserido. Esse Programa conta com diversas variedades de sementes, como hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, a serem destinadas para projetos que valorizem a agricultura sustentável.

Secretaria da Educação