Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Painel no South Summit analisa como a Inteligência Artificial pode auxiliar no combate à evasão escolar

Iniciativa ajuda a identificar e prevenir casos potenciais de abandono

Publicação:

Foto do painel no South Summit, com o vice-governador, Gabriel Souza, ao centro da imagem.
Projeto em andamento nesta área é liderado pelo vice-governador Gabriel Souza - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

Em painel apresentado na manhã desta quinta-feira (10/4), no RS Innovation Stage, participantes analisaram como a Inteligência Artificial vem sendo utilizada para identificar e prevenir o abandono escolar no Rio Grande do Sul. Um projeto em andamento nesta área, liderado pelo Gabinete do Vice-Governador, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Procergs e IBM, tem representado um avanço na gestão educacional, permitindo a identificação precoce de alunos em risco de abandono.

Além de reduzir a evasão, a iniciativa inovadora fortalece o vínculo dos estudantes com a escola e otimiza os recursos educacionais, garantindo um acompanhamento mais personalizado e assertivo, alinhado às necessidades de cada aluno, destacaram os painelistas durante o South Summit Brazil, evento correalizado pelo governo do Estado.  

Em fevereiro deste ano, teve início a implantação do projeto de IA que permitirá que todas as escolas da Rede Estadual possam visualizar e acompanhar os alunos com potencial de evasão. A solução, desenvolvida pela Procergs em parceria com a IBM, apoiará o Programa Todo Jovem na Escola, que tem por objetivo aumentar a permanência dos alunos no ambiente escolar. Integrada ao sistema que atende o programa Escola RS, a solução permite a alimentação de dados preditivos que podem ser acessados pela Seduc, suas coordenadorias regionais e pelas próprias escolas.  

Em 2024, o modelo de IA foi validado em quatro escolas do município de Porto Alegre, obtendo resultados satisfatórios em todos os sentidos. A solução, inédita, produz um histórico da evolução da baixa frequência do aluno, assim como planos de ação personalizados que podem ser adotados por cada escola, de acordo com o caso. A ferramenta também possui indicadores que apontam o nível de risco de cada estudante, sendo dividido em crítico, alto, médio e baixo. Todos os dados ficam cadastrados no Escola RS e armazenados no sistema transacional.

Programas do governo estimulam a permanência dos alunos no ambiente escolar 

Durante o painel, o vice-governador Gabriel Souza destacou que o Rio Grande do Sul é um Estado onde a evasão também ocorre porque os jovens começam a trabalhar muito cedo e por outros fatores, como o trabalho doméstico não remunerado. “E essa função doméstica recai principalmente sobre as meninas nos cuidados com a casa e irmãos mais novos, por exemplo. Então, por isso que o governo do Estado investe tanto em políticas para a permanência dos estudantes no ambiente escolar, como o Todo Jovem na Escola que oferece bolsa aos alunos e que, por sinal, serviu de inspiração para o Pé-de-Meia do governo federal. Agora, com mais esse produto inovador na nossa gestão, que usa inteligência artificial para medir probabilidades de evasão, poderemos melhorar nossos índices”, avaliou Gabriel. 

 “O maior desafio da educação gaúcha hoje é a evasão escolar.  Esta é uma solução que utiliza Inteligência Artificial, fazendo o cruzamento de informações. A ferramenta tem toda a descrição dos alunos, com dados regressos: situação financeira, vulnerabilidade social, quem já foi reprovado ou já abandonou. Todas as causas que influenciam a evasão são avaliadas, definindo um nível de risco. É uma medida tecnológica que eleva a busca ativa dos estudantes e o acompanhamento pedagógico a outro patamar”, observou a secretária da Educação, Raquel Teixeira.   

"A SPGG, junto com a Procergs, tem atuado em pautas relevantes para a educação do Estado e o projeto que trata do uso da inteligência artificial para a prevenção da evasão escolar é um deles. O tema vem sendo acompanhado pelo gabinete do vice-governador, o que mostra a sua importância. Por meio do monitoramento de diversos fatores, podemos medir a probabilidade de um estudante abandonar os estudos e atuar para mantê-lo na escola", complementou Danielle Calazans. 

O diretor-presidente da Procergs, Luiz Fernando Záchia, por sua vez, enalteceu o trabalho realizado pelo quadro técnico da empresa, desenvolvendo uma solução que, seguramente, deverá tornar-se referência em todo o país. “Quero destacar o empenho e a dedicação dos nossos funcionários na realização deste projeto, que contou com a parceria importante da IBM”, concluiu Záchia.

Acompanhe ao vivo programação completa do RS Innovation Stage no South Summit Brazil 2025:

Texto: Eurivan Barbosa/Ascom Procergs
Edição: Secom

Secretaria da Educação