Oito alunos estaduais disputam final da Olimpíada de Português
Publicação:
Oito dos nove finalistas da 3ª Olimpíada da Língua Portuguesa classificados na rede pública do Rio Grande do Sul são de escolas da rede estadual (uma, da rede municipal de Caxias do Sul). Os vencedores nos quatro gêneros literários da Olimpíada ? poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião ? serão conhecidos no dia 10, a partir das 16h, em solenidade realizada no Hotel Nacional, em Brasília.
O maior número de alunos estaduais é autor de Artigo de Opinião: são cinco finalistas. Dois estão na disputa em Crônica e uma na categoria Memórias. Alunos da rede pública gaúcha não foram à final no Gênero Poemas. Eles foram escolhidos entre sete artigos de opinião, nove crônicas, nove memórias literárias e oito poemas que chegaram à fase final do concurso nacional representando o Rio Grande do Sul. Alunos e professores vencedores receberão computadores. Já as escolas dos participantes recebem outros dez computadores, além de livros para a biblioteca. Nesta quarta-feira (5), a Comissão Julgadora Nacional define os vencedores, num máximo de 20 textos (cinco por categoria).
No Estado, em 2012, participam da olimpíada 2.934 escolas públicas, mobilizando 4.041 professores de Língua Portuguesa. Foram inscritos, no total, 7.695 trabalhos de alunos dos ensinos Fundamental e Médio, sendo 980 selecionados pelas comissões municipais e, dentre estes, escolhidos os 33 textos semifinalistas do concurso nacional e, dentre estes, os nove finalistas.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Com caráter bienal, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Desta 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Esta é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec ? Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. São parceiros da Olimpíada o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
Confira os finalistas da rede estadual:
Gênero Memórias
Título:Entre flores e borboletas, um sonho realizado
Aluno: Daiana Garske
Professor: Patrícia Ramos Figueiró
EEEF Professor Affonso Pedro Rabuske ? Santa Cruz do Sul
Diretor: Leoni Cecília Ertel Bohnenberger
Gênero Crônica
Título: O código
Aluno: Gabriela Dalbosco
Professor: Dirlene Maria Ambrósio da Silva
EEEB Aratiba - Aratiba
Diretor: Maria Ignez Sfredo Meurer
Título: Flocos de neve
Aluno: Isaura Wayhs Ferrari
Professor: Viviane Schneider Rodrigues
EEEF Edison Quintana ? Ibirubá
Diretor: Roseli Budke Gonçalves
Gênero Artigo de Opinião
Título: Presídio Regional: solução ou problema?
Aluno: Andressa Silvério Ávila
Professor: Jocelene Trentini Rebeschini
EEEM Ernesta Nunes - Carazinho
Título: Hidroelétricas: necessidade ou ganância?
Aluno: Ricardo Bauer Pilla
Professor: Marguit Lina Renner Sulczewski
EEEM Getúlio Vargas ? Derrubadas
Título: Duplicação da rodovia BR?290: a alavanca para o desenvolvimento de Pantano Grande?
Aluno: Tainá Oliveira dos Santos
Professor: Caroline Pinto Salgueiro
Escola: EEEB Pedro Nunes de Oliveira - Pantano Grande
Título: Cultivando sonhos verdes
Aluno: Alex Glier
Professor : Ivani Teresinha Schuler
Colégio Estadual Monte Alverne - Santa Cruz do Sul
Título: Revolução verde??
Aluno: Carloci D Ávila Menezes Junior
Professor: Luiz Carlos Leivas Saldanha
EEEM Marechal Hermes ? Santa Margarida do Sul