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Nova formatação do Ensino Médio é debatida durante audiência pública em Brasília

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A formatação curricular do Ensino Médio pautou a audiência pública realizada nesta segunda-feira, 1º, na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília. A diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Sonia Balzano, participou do encontro visando discutir e apresentar sugestões ao projeto do Ministério da Educação (MEC), que substitui o modelo curricular atual pela divisão por áreas do conhecimento. A proposta do MEC sugere a ruptura da atual estrutura do currículo do nível Médio, organizada em disciplinas, por conteúdos reunidos em quatro eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. A idéia é promover a interdisciplinaridade. A iniciativa prevê, ainda, o aumento da carga horária mínima do Ensino Médio, de 2,4 mil horas anuais para 3 mil. Para Sonia Balzano é importante articular teoria e prática com o aumento do período de estudo. A diretora também defendeu a utilização de novas mídias para dinamização da aprendizagem. ?Além de promover mudanças na formatação do currículo do Ensino Médio, reunindo o conhecimento das disciplinas por eixos, é importante o uso de novas ferramentas para construção do conhecimento. A escola tem que se apropriar de recursos que tornem a aprendizagem mais interessante?, afirmou. A audiência pública reuniu representantes do Conselho Nacional de Secretarias de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), de organizações não-governamentais e de entidades ligadas ao assunto. A comissão do CNE, responsável por analisar a proposta da Secretaria de Educação Básica, espera receber contribuições da sociedade para aperfeiçoar a análise de mérito do projeto do MEC. De acordo com o texto preliminar do parecer, a comissão aprova a proposta do ministério.
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