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MEC deve rever dados do Pisa para poder qualificar a comparação entre os Estados

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Com a garantia de que a comparação por Estado dos resultados do Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa 2007) será reconstruída para a próxima edição do teste, em 2009, a secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, encerrou sua viagem a Brasília, para reuniões no Ministério da Educação (MEC). A agenda, além da reunião no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), sobre a avaliação da educação entre países ? que este ano, pela primeira vez, teve um ranking entre as Unidades Federadas do Brasil ? também registrou encontro do grupo interministerial do Programa Nacional do Transporte Escolar, que fechou questão sobre a distribuição dos recursos e a organização do serviço nos Estados. Para tratar do Pisa 2007, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) formou uma comitiva e manteve reunião na quarta, 12, com o presidente do Inep/MEC, Reynaldo Fernandes. No último dia 4 de dezembro, os resultados do Pisa 2007 surpreendeu os secretários de Educação de todo o País. Quarta, além de Mariza Abreu, estiveram com Fernandes as secretárias de Educação do Tocantins, Maria Auxiliadora Seabra Rezenda, que preside o Consed, e de São Paulo, Maria Helena Castro, ex-presidente do Inep/MEC. Embora seja uma avaliação externa, entre países, o Governo Federal divulgou, este ano, para a imprensa, informações comparando resultados entre os Estados. Porém, falhas na amostra ? reconhecidas por Fernandes, que considerou a possibilidade de rever o extrato mínimo de participantes por Estado ? apresentou dados incongruentes em relação às.avaliações aplicadas pelo MEC, como o Saeb e o Enem. De acordo com Mariza Abreu, comparar o incomparável é uma prática que pode comprometer a credibilidade e o sentido das avaliações. ?Os secretários estão preocupados com a qualidade da amostra e dos dados que são comparados?, alerta a gestora gaúcha. ?Rankings por Estado, como esse do Pisa, ou por escola, como é feito no Enem, não comparam mesmos níveis de informação.? O Enem, por exemplo, é uma avaliação que se dá por adesão: ?A participação na é maior ou menor conforme os ganhos que os estudantes possam ter em integrar a seleção. Em São Paulo, as universidades selecionam seus calouros utilizando os resultados do Enem, e a adesão é maior. No Rio Grande do Sul, por exemplo, isso não ocorre, o que diminui a participação.?
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