Mariza Abreu apresenta o Projeto Sala de Aula Digital na 9ª WCCE em Bento Gonçalves
Publicação:

A secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, participou nesta quinta-feira, 30, de uma palestra na 9ª Conferência Mundial em Computação na Educação (9ª WCCE). O evento segue até amanhã, 31, nos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves. Durante o painel foi apresentado o Projeto Sala de Aula Digital, integrante do Programa Estruturante Boa Escola Para Todos, do governo do Estado.
Durante sua palestra, Mariza Abreu explicou o Projeto Sala de Aula Digital como sendo uma ferramenta de auxílio aos professores, oportunizando uma melhor forma de apresentação dos conteúdos dados em sala de aula e incentivando a formação dos alunos. ?Com o uso das tecnologias de informação nas escolas estaduais, buscamos não só oportunizar uma forma atrativa de aprendizado, mas trabalhar as competências e habilidades dos estudantes?, afirmou.
Além da palestra feita pela secretária Mariza Abreu, a Secretaria da Educação (SEC) montou um estande no evento e apresenta experiências e iniciativas voltadas à implementação de espaços digitais nas escolas estaduais, como o Projeto Sala de Aula Digital. Representantes da SEC também estão participando de oficinas e painéis ministrados por especialistas em tecnologia que estão ocorrendo durante o evento.
Projeto Sala de Aula Digital
O projeto tem um orçamento de cerca de R$ 28,8 milhões e pretende instalar 1.000 novos ambientes informatizados na rede estadual até dezembro de 2010. Entre o final de 2008 e o primeiro semestre deste ano já foram abertas 534 salas de aula digital nas escolas estaduais. Atualmente a rede apresenta 1,7 mil espaços voltados para o uso de computadores em atividades curriculares.
Além da instalação das salas de aula digitais, estão sendo realizadas capacitações de professores, no intuito de facilitar a utilização de recursos básicos da informática no planejamento curricular. Os cursos de formação são oferecidos pelos Núcleos de Tecnologias Educacional (NTE) da SEC e já capacitaram 3.530 educadores desde 2007.
Dentro da iniciativa, a secretaria também está promovendo a modernização da rede de informação e gestão das escolas estaduais, com a instalação de 4 mil computadores para uso administrativo nas instituições de ensino.