Ismael Chaves Barcelos entre as melhores escolas do RS
Publicação:

A aprendizagem e a aprovação dos estudantes de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ismael Chaves Barcelos, em Caxias do Sul, em 2009, está entre os melhores índices verificados na rede estadual gaúcha pelo Ministério da Educação. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado na última segunda-feira, 5, a escola atingiu, nas séries iniciais, a quarta melhor nota entre as escolas estaduais: 6,9; e nas séries finais, o décimo melhor índice: 5,3. As médias do Rio Grande do Sul para a 4ª série foi de 4,9, e para a 8ª série foi 4,1, superiores às nacionais, 4,6 e 4,0, respectivamente.
A Escola Ismael Chaves Barcelos atende 486 estudantes de 1ª à 8ª séries, sendo que deste total, 240 alunos estão com aulas em contêineres devido a problemas na infra-estrutura. No final de 2008, aconteceu um incêndio na escola e, para que os alunos não estudassem num prédio com riscos de desabamento, o Governo do Estado optou pela instalação dos módulos metálicos até que a obra de recuperação estivesse pronta. Mas, em 2009, um temporal prejudicou a outra parte da estrutura da escola, fazendo com que novas turmas passassem a ter aulas também nos contêineres. As obras de reconstrução do estabelecimento de ensino estão em fase de licitação. A previsão é que o novo prédio, com investimento de R$ 1,5 milhão, fique pronto até o final deste ano.
- Sabemos que a estrutura de uma escola influencia bastante na aprendizagem dos alunos, mas o resultado atingido pela Ismael Chaves Barcelos nos mostra que a vontade dos professores para que seus alunos aprendam e a proximidade da comunidade com a escola faz a diferença na qualidade da educação, afirmou o secretário da educação, Ervino Deon.