Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Evento debaterá os desafios do professor de Língua Estrangeira no ensino remoto

Encontro ocorre no dia 15 de outubro e é promovido pela Associação dos Professores de Francês dos Estados da Região Sul

Publicação:

Cartaz com a programação do evento
Evento ocorrerá no dia 15 de outubro, às 16h - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

Um evento virtual marcado para o dia 15 de outubro, às 16h, tem como objetivo debater os desafios do professor de Língua Estrangeira no contexto de ensino remoto. O encontro está sendo organizado pela Associação dos Professores de Francês dos Estados da Região Sul (APFsud). A atividade é voltada para educadores de todas as Línguas Estrangeiras, não apenas o Francês. O link para a videoconferência será enviado para aqueles que se inscreverem. Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Esta é a quarta iniciativa realizada em cooperação entre a APFsud e as entidades estaduais, que visam preparar a categoria para o Congresso Nacional dos Professores de Francês, a ser promovido em Florianópolis, em 2023. O webinar será mediado pela presidente da Associação dos Professores de Francês do Rio Grande do Sul (APFRS) e professora do idioma no Colégio Estadual Julio de Castilhos, Helena Zajaczkowski. Haverá quatro palestrantes: Bianca Melyna e Fedra Rodríguez, da Associação dos Professores de Francês de Santa Catarina (APFSC), Cláudia Ozon, da Associação de Professores de Francês do Paraná (APFPR), e Yádini Winter, da APFRS.

As professoras apresentarão temas como a realidade dos cursos privados e escolas de idiomas durante a pandemia, o material didático disponível para cursos online, a aplicação de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) em Língua Estrangeira e ferramentas virtuais para aprender idiomas. A intenção, com o evento, é mostrar as possibilidades de trabalho online, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Educação de qualidade”, “Diminuição das desigualdades” e “Parcerias para a realização de objetivos”, estabelecidos pela ONU.

Segundo Helena, os outros três encontros já realizados eram voltados para docentes e alunos de Língua Francesa, mas professores de outros idiomas se interessaram pela proposta e surgiu a demanda de que as atividades seguintes abrangessem a Língua Estrangeira de modo geral. “Temos muitos colegas de Italiano, Espanhol, Inglês e todos têm as mesmas demandas de novos aprendizados para este momento de Aulas Remotas”, destaca.

A ideia é mostrar soluções práticas, apresentando ferramentas possíveis de serem utilizadas no ensino de Língua Estrangeira e mostrando o passo a passo do percurso pedagógico para o aprendizado a partir de determinadas abordagens. “Trazemos ideias de aplicativos que podem ser usados até mesmo no celular, sem necessidade de uma internet muito potente. Quando fizemos o mesmo com os professores de Francês foi bem legal, o pessoal gostou muito”, relata a docente.

Secretaria da Educação