Evento debaterá os desafios do professor de Língua Estrangeira no ensino remoto
Encontro ocorre no dia 15 de outubro e é promovido pela Associação dos Professores de Francês dos Estados da Região Sul
Publicação:

Um evento virtual marcado para o dia 15 de outubro, às 16h, tem como objetivo debater os desafios do professor de Língua Estrangeira no contexto de ensino remoto. O encontro está sendo organizado pela Associação dos Professores de Francês dos Estados da Região Sul (APFsud). A atividade é voltada para educadores de todas as Línguas Estrangeiras, não apenas o Francês. O link para a videoconferência será enviado para aqueles que se inscreverem. Clique aqui para fazer a sua inscrição.
Esta é a quarta iniciativa realizada em cooperação entre a APFsud e as entidades estaduais, que visam preparar a categoria para o Congresso Nacional dos Professores de Francês, a ser promovido em Florianópolis, em 2023. O webinar será mediado pela presidente da Associação dos Professores de Francês do Rio Grande do Sul (APFRS) e professora do idioma no Colégio Estadual Julio de Castilhos, Helena Zajaczkowski. Haverá quatro palestrantes: Bianca Melyna e Fedra Rodríguez, da Associação dos Professores de Francês de Santa Catarina (APFSC), Cláudia Ozon, da Associação de Professores de Francês do Paraná (APFPR), e Yádini Winter, da APFRS.
As professoras apresentarão temas como a realidade dos cursos privados e escolas de idiomas durante a pandemia, o material didático disponível para cursos online, a aplicação de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) em Língua Estrangeira e ferramentas virtuais para aprender idiomas. A intenção, com o evento, é mostrar as possibilidades de trabalho online, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Educação de qualidade”, “Diminuição das desigualdades” e “Parcerias para a realização de objetivos”, estabelecidos pela ONU.
Segundo Helena, os outros três encontros já realizados eram voltados para docentes e alunos de Língua Francesa, mas professores de outros idiomas se interessaram pela proposta e surgiu a demanda de que as atividades seguintes abrangessem a Língua Estrangeira de modo geral. “Temos muitos colegas de Italiano, Espanhol, Inglês e todos têm as mesmas demandas de novos aprendizados para este momento de Aulas Remotas”, destaca.
A ideia é mostrar soluções práticas, apresentando ferramentas possíveis de serem utilizadas no ensino de Língua Estrangeira e mostrando o passo a passo do percurso pedagógico para o aprendizado a partir de determinadas abordagens. “Trazemos ideias de aplicativos que podem ser usados até mesmo no celular, sem necessidade de uma internet muito potente. Quando fizemos o mesmo com os professores de Francês foi bem legal, o pessoal gostou muito”, relata a docente.