Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Estudante da Rede Estadual é selecionada para intercâmbio do Programa Jovens Embaixadores nos Estados Unidos

Kelly Ramos, da Escola Júlio Grau, de Porto Alegre, viaja no mês de janeiro

Publicação:

e1653931 2f2c 45be bf91 aa78ff77ee97
Aluna Kelly Ramos viajará para os Estados Unidos no mês de janeiro - Foto: Arquivo Pessoal
Por Diego da Costa

A aluna Kelly Ramos Pereira, da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Júlio Grau, de Porto Alegre, está entre os 50 estudantes do Brasil selecionados para um intercâmbio de cerca de três semanas nos Estados Unidos. O Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, escolheu jovens de destaque na rede pública de ensino com perfil de liderança e um forte espírito empreendedor.

A programação completa do evento ocorre entre os dias 10 e 29 de janeiro de 2023 na região de Washington, capital dos Estados Unidos. Entre as atividades, os alunos realizarão oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitas a escolas, projetos de empreendedorismo social, reuniões com representantes do governo e apresentações sobre o Brasil, além de visitar projetos de empreendedorismo jovem.

Kelly tem 18 anos e está no 3º ano do Ensino Médio. Ela concorreu com o projeto #TeuFuturo, do qual passou de aluna, em 2021, a embaixadora, em 2022. A iniciativa identifica, capacita e desenvolve o potencial dos jovens para atuar na ciência da computação, oferecendo experiências técnicas e comportamentais e conectando os jovens com o primeiro emprego ou criação de startups, gerando um ciclo sustentável de inovação e transformação social. A ação ainda oferece equipamentos tecnológicos, como computadores e celulares, por meio de doações aos estudantes da rede pública de baixa renda.

“Eu sempre gostei muito de tecnologia e de inglês e o nosso objetivo é preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Queremos que eles tenham a oportunidade de se capacitar e desenvolver seus talentos. Além do aspecto técnico, é muito importante que também agreguem habilidades socioemocionais, como comunicação, liderança e espírito de equipe”, destaca a aluna gaúcha.

De acordo com Kelly, ser selecionada para viajar aos Estados Unidos, dentre os 7 mil projetos inscritos, é algo incrível e empolgante.

“A ficha ainda não caiu. Estou muito empolgada. Nós vamos conhecer a cultura norte-americana, pessoas de outros países, além de iniciativas e projetos maravilhosos. Estou muito feliz. Agradeço aos meus professores e aos meus familiares por sempre me apoiar na minha carreira profissional”, conclui.

Apoiadores

A coordenadora da 1ª CRE, de Porto Alegre, Elida Klamt, parabeniza a aluna e ressalta sua dedicação. “Temos trabalhos maravilhosos na 1ª CRE. Escolas, diretores e estudantes extremamente dedicados e interessados em se qualificar para o mercado de trabalho. Nós vibramos com esta grande conquista da Kelly, que extraiu o melhor de cada educador que teve em sua trajetória”, afirma.

A diretora da Escola Professor Júlio Grau, Joceline Sperotto, destaca a competência da jovem e a sua solidariedade em sempre ajudar os demais alunos a vencer as dificuldades. “Ela é um exemplo de sucesso para todos porque faz a diferença por onde passa. Além de todo o seu conhecimento, presta um serviço para a comunidade escolar ajudando, ensinando e compartilhando suas experiências. É um orgulho muito grande para nós. Ela é uma aluna de escola pública e com um futuro brilhante pela frente”, ressalta.

Programa Jovem Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos. Criado em 2002, é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Secretaria da Educação