Escolas iniciam organização da conferência juvenil do meio ambiente
Publicação:
Em agosto as escolas estaduais iniciam o processo de organização da etapa estadual da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente ? CNIJMA. O evento, de âmbito nacional, traz para debate e reflexão estudantil o tema ?Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis?. O objetivo é fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, além de propiciar a comunidades escolares atitude responsável e comprometida com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.
Na primeira etapa, a escolar, as escolas devem construir ou fortalecer a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA e elaborar um projeto de ação a ser colocado em prática após a realização da Conferência. Até o final de agosto, deve estar concluída a Conferência do Meio Ambiente na Escola. O passo a passo sugerido pelo Ministério da Educação está disponível na Internet, no endereço http://conferenciainfanto.mec.gov.br/.
As Conferências são obrigatórias, ficando a critério de cada escola a duração e a programação, desde que obedecidos os princípios e critérios estabelecidos no Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola. O cadastramento dos resultados da Conferência na Escola no site da Conferência deve ser realizado até dia 07 de setembro de 2013. Os cadastramentos incompletos ou fora do prazo não serão considerados. Depois, vêm as etapas municipal/regional, que devem estar concluídas até 6 de outubro. Até 25 de outubro, deve ser realizada, obrigatoriamente, a Conferência Estadual, na qual serão debatidos os projetos escolares e definidos, pelos delegados e delegadas, quatro projetos um para cada subtema ? Terra, Água, Fogo e Ar, considerados mais relevantes, transformadores e que possam ser realizados. Os delegados e delegadas representantes das escolas, cujo projeto foi eleito devem acompanhá-los para a etapa nacional. Os demais delegados serão eleitos em plenário pelos alunos participantes.
De acordo com a assessora para Meio Ambiente na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Silvana Favreto, a etapa estadual gaúcha está organizada em duas etapas. A primeira será nos dias 10 e 11 de outubro. A segunda, prevista para o dia 24, em Porto Alegre. A IV Conferência Nacional acontece entre 25 e 29 de novembro, com participação de aproximadamente 700 delegados, entre 11 e 14 anos.