Escolas da Rede Estadual preparadas para o ano letivo
A Seduc acompanhou obras de escolas da Capital e Interior que realizaram melhorias para o novo ano letivo
Publicação:
Os mais de 870 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Elmano Lauffer Leal, na zona Norte de Porto Alegre, vão encontrar a escola com a pintura interna, grama cortada, janelas, vidros e portas consertados, além de classes, livros novos e aparelhos de ar condicionado. Esta é uma das 24 escolas estaduais que, em uma ação que envolveu as secretarias estaduais de Educação (Seduc) e de Obras, Habitação e Saneamento, passaram por melhorias estruturais para receberem 2018 de cara nova.
A escola, que completa 50 anos em novembro, dedicou também parte das verbas recebidas do governo para colocação de vidros de policarbonato, que evitam estilhaços, em todas as janelas. Este ano, a escola vai abrigar sete turmas de primeiro ano do Ensino Médio, divididas nos três turnos. Segundo a diretora, trata-se da série que tem maior procura.
As 70 classes e cadeiras novas foram dispostas em novo layout de Arena, a ser estreado este ano. O modelo foi pensado pela diretora Monica Beatriz Mog, que acredita que a disposição das classes influencia na socialização dos alunos, podendo, assim, contribuir para a inclusão dos estudantes e manter o foco da atenção no professor. Além dos alunos, os professores também serão surpreendidos com melhorias, vão receber armários novos.
“Se me perguntares quando a escola está em obras, vou responder que sempre. Estamos sempre arrumando aqui e ali, repintando, conquistando coisas novas. O retorno que temos dos alunos é a conservação e empenho. Nossa escola é muito recomendada por ex-alunos, o que nos deixa imensamente felizes, ” disse a diretora.
Em Porto Alegre, ainda estão em obras os colégios Heitor Villa Lobos, Érico Veríssimo, Paula Soares e Aberto Torres. E estão iniciando as obras os seguintes estabelecimentos: Henrique Farjat, Venezuela, Jeronimo de Ornellas, Piratini e Dom Pedro I.
Fim da espera
Depois de 18 anos, será inaugurado o prédio novo da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Cristina Chiká, de Porto Alegre. No ano passado, as crianças do primeiro e segundo ano tiveram que assistir às aulas dentro de contêineres colocados no pátio. Nesta semana, ex-alunos e comunidade escolar em geral se disponibilizaram a ajudar a colocar as mais de 200 novas classes e cadeiras, entregues na terça-feira. Os alunos vão receber a escola em ordem e, ainda no primeiro semestre, outra melhoria será finalizada: uma subestação de energia, que permitirá a instalação de equipamentos mais modernos – inclusive um elevador.
“A sensação é de alívio e esperança renovada. Agora temos condições de desenvolver nossos projetos docentes de forma efetiva, ” declarou a diretora Ivelise Camboim.
Além das obras e classes, a escola realizou toda a pintura externa e interna de salas, consertou banheiros, cortou a grama e arrumou os brinquedos do pátio.
Região Metropolitana
A Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Kennedy, de Cachoeirinha, recebeu a instalação de 20 aparelhos de ar condicionado. Em Alvorada, a Escola Estadual de Ensino Médio Vale Verde ganhou uma subestação de Energia que permitirá a instalação de climatizadores. Também em Alvorada, a Escola Estadual de Educação Básica Júlio César Ribeiro de Souza teve concluída a instalação da rede elétrica.
Foram 24 escolas do Estado que concluíram obras entre dezembro e fevereiro de 2018 - 15 são de Porto Alegre. E, este mês, o Governo do Estado anunciou o início de obras em 80 estabelecimentos de ensino, um investimento de mais R$ 11 milhões. São escolas de todas as partes do Estado. De acordo com o Departamento Administrativo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).