Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escolas da Rede Estadual elegem novos diretores para o triênio 2022-2024

Pela primeira vez a votação foi realizada de forma eletrônica

Publicação:

Pais e responsáveis, alunos, professores e servidores participaram do pleito
Pais e responsáveis, alunos, professores e servidores participaram do pleito - Foto: Seduc
Por Diego da Costa e Cainan Silva

Com a participação de milhares de eleitores entre pais e responsáveis, alunos, professores e servidores, 1,4 mil chapas inscritas e mais de 3 mil Chromebooks utilizados como urnas, a Rede Estadual encerrou as eleições para novos diretores e vice-diretores das escolas nesta quarta-feira, 1ª de dezembro. Após dois dias de processo eleitoral, as instituições de ensino puderam votar e escolher as equipes que conduzirão a gestão escolar para o triênio 2022-2024. Feito pela primeira vez de forma totalmente eletrônica, o pleito deste ano foi realizado por um sistema de votação desenvolvido em parceria com a PROCERGS.

Com data de posse prevista para ocorrer no dia 30 de dezembro, os gestores escolares receberão de forma inédita uma formação de 400 horas disponibilizada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias foi uma das instituições onde ocorreram as votações. Localizada no bairro Passo D’Areia, a escola faz parte da 1ª Coordenadoria Regional de Educação. Regina Ferreira, diretora desde 2012, foi surpreendida positivamente com o método digital de votação: “Por ser uma novidade, a gente fica apreensiva. Mas funcionou tudo certo!"

Formada por funcionários da escola, professores, pais e alunos, a comissão eleitoral reagiu positivamente às mudanças também. A secretária da escola e presidente da comissão, Márcia Regina, fala sobre a preocupação que a escola teve em convidar a comunidade para a votação. “Achávamos que seria mais difícil, por conta da inovação, mas os pais colaboraram bastante”, relata.

Alguns dos alunos se voluntariaram para atuar como mesários e auxiliar o andamento da votação. É o caso de Rafael Faustino, de 15 anos, que cursa o 9º ano. “Acho que é importante ajudar, acredito que a escola precisa de uma direção firme para liderar. Penso nas gerações futuras de alunos também”, conta o estudante ao reforçar a importância da participação nas eleições.

A supervisora da escola Maria Reni da Silva Machado acredita que as inovações no processo eleitoral o tornaram mais fácil e acessível à comunidade: “O momento que a gente vive é muito digital, né? Tudo muito dinâmico e as pessoas gostaram. Os pais participam bastante, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos”. 

Patricia dos Santos Machado, mãe de uma aluna do 7º ano, aprovou o novo modelo e destaca que o processo foi inovador e diferenciado: “Gosto da direção da escola. Minha filha de 15 anos já votou, ontem, também”, revelou Patrícia. Já para Genoíra Moreira Soledade, a votação é ainda mais especial. Avó de um estudante da escola, ela nos conta que seus filhos e agoras seus netos frequentam a Escola Gonçalves Dias: “Tenho muito orgulho de participar da votação.”

Chromebooks

Entre os anos de 2020 e 2021, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) distribuiu 50 mil Chromebooks para os docentes regentes de classe e coordenadores pedagógicos das 2,3 mil escolas da Rede Estadual. A ação, que teve um investimento inicial de R$ 83,6 milhões, busca qualificar o ambiente digital da comunidade escolar e fortalecer inserção da tecnologia nas escolas.

Neste ano, de forma inédita, os equipamentos foram utilizados como urnas eleitorais nas instituições de ensino.

 

Secretaria da Educação