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Escolas da Rede Estadual começam novo período das Aulas Programadas

Professores e estudantes estão aperfeiçoando dinâmicas pedagógicas por meio da criatividade

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Alunos da Escola Gomes Freire de Andrade, de Teutônia, na 3ª CRE, fazendo atividades das Aulas Programadas
Alunos da Escola Gomes Freire de Andrade, de Teutônia, na 3ª CRE, fazendo atividades das Aulas Programadas - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

Com a prorrogação do período de suspensão das aulas presenciais até o dia 30 de abril, para combater a disseminação do coronavírus, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou nesta segunda-feira, 6 de abril, a nova etapa das Aulas Programadas.

O planejamento dos conteúdos e a preparação das dinâmicas pedagógicas, conforme orientação da Mantenedora, estão sendo realizados pelos educadores a partir das possibilidades de cada comunidade escolar.

 Para manter a carga horária anual dos estudantes, os professores estão utilizando diversos recursos. Entre eles estão: plataformas digitais, rede sociais, aplicativos, blogs, jogos interativos, atividades planejadas, além da distribuição presencial de tarefas e materiais didáticos aos pais ou responsáveis pelos estudantes.

O diretor do Departamento de Educação, Roberval Furtado, ressalta a importância da continuidade do processo de aprendizagem na Rede Estadual de Ensino:

“Somos sabedores que nenhuma metodologia vai substituir o contato presencial entre os professores e os estudantes. Diante do contexto que estamos passando, devido ao coronavírus, percebemos que as Aulas Programadas mantiveram o vínculo dos alunos com a escola e trouxeram, juntamente com isso, a criatividade e envolvimento das famílias”, destaca.

Preparação das escolas estaduais

Conforme a diretora Sandra Weber, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, de Ijuí, na 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a instituição de ensino optou em encaminhar fisicamente todas as atividades curriculares e materiais de pesquisa. Para os alunos do 6º ao 9º ano, conforme a escolha de cada professor, são utilizadas plataformas digitais e aplicativos de redes sociais para tirar as dúvidas dos alunos. “Nós optamos, desde o início das Aulas Programadas no mês de março, por fazer a entrega das tarefas aos pais ou responsáveis dos estudantes para que ninguém ficasse sem estudar. Para os mais velhos, que já têm mais conhecimento, nós disponibilizamos canais interativos conforme o interesse do educador”, explica.

O professor de Educação Física, Fábio Júnior Marques, da Escola Estadual Paverama, da região da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), diz que, com o auxílio das mídias sociais, os alunos estão elaborando e desenvolvendo as atividades propostas. “As aulas on-line são teóricas e estão dando super certo. Percebo uma boa aceitação por parte dos estudantes. Creio que vamos passar bem por esta situação e conseguir transmitir os conteúdos necessários”, projeta.

Opinião dos alunos

O aluno do 3º ano do Ensino Médio, Luiz Henrique de Azevedo Vargas, da Escola Estadual Paverama, na região da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), está se preparando para fazer o vestibular. Na opinião dele, as Aulas Programadas estão sendo fundamentais para manter o aprendizado. “Estamos recebendo as atividades pelo WhatsApp e nesta quarentena eu decidi me organizar da seguinte forma: eu procuro sempre fazer as minhas aulas na parte da manhã. De tarde eu tiro as dúvidas e pesquiso sobre os temas aprendidos. Os professores estão nos dando todo o suporte possível, o que é excelente, tendo em vista que estou quase me formando”, afirma.

O aluno Yuri Ochi, da Escola Cônego Josué Bardin, do município de Vanini, na 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), ressalta que, mesmo estando dispensado das aulas presenciais, a aprendizagem está acontecendo em casa."O ensino domiciliar está sendo de grande valia para todos nós alunos. É uma experiência muita positiva que, com auxílio dos professores e apoio dos pais, resulta numa motivação ainda maior para ir em busca de novos conhecimentos”, enaltece.

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