Escola São Judas Tadeu apresenta a mostra ?Um olhar negro?
Publicação:
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. Contudo, para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Judas Tadeu, a data vem sendo trabalhada desde agosto. Na sexta-feira (14) foi o momento dos estudantes apresentarem os trabalhos que produziram tendo como foco o projeto ?Um olhar negro?.
Os estudantes apresentaram trabalhos sobre os negros famosos em Bagé (Preto Caxias e Mãe Luciana), no Estado e no país, e a contribuição do negro para a sociedade brasileira. A mostra contou ainda com a palestra da coordenadora do Movimento Negro de Bagé e presidente do Conselho Municipal de Educação, Emilinha Macedo Luz. Ela falou sobre a importância da raça negra se sentir valorizada e ter a autoestima elevada. A assessora das Bibliotecas, Livro e Literatura da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Sandra Alves, também prestigiou o evento.
De acordo com a vice-diretora do colégio, Nádia Pedroso, o projeto teve como objetivo resgatar a consciência de valorização do ser humano. ?Para que a mesma ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo, visando atender o exercício da cidadania e vivência dos valores, através da apropriação da arte, da cultura e da herança africana, cuja história foi esquecida e ignorada ao longo do tempo?, salientou a docente.
Todas as turmas do colégio, do 1º ao 6º ano, participaram das atividades ao longo do semestre. As crianças fizeram galinhas-d?angola e bonecos negros, baseado no livro ?Pretinho, meu boneco querido?, de Maria Cristina Furtado. ?Elas levaram os bonecos para casa e as famílias ajudaram a confeccionar as roupas. Buscamos a interação família/escola?, destacou Nádia. Conforme ela, os cerca de 100 alunos do colégio também desenvolveram atividades a partir de programas do site A Cor da Cultura, do governo federal. Trata-se de um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira.