Escola Padre Antônio Sepp, de São Miguel das Missões, vence HackaTchê Business no South Summit Brazil
Anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite
Publicação:

Além de ser um lugar de negócios, empreendedorismo e inovação, o South Summit Brazil 2025 também foi palco da final da quarta edição do HackaTchê Business, iniciativa da Secretaria da Educação (Seduc), com a definição da grande campeã. A equipe +Presença na Escola, da Escola Estadual de Educação Básica Padre Antônio Sepp, de São Miguel das Missões, recebeu a maior nota do grupo de jurados e conquistou o primeiro lugar da competição entre as escolas da Rede Estadual.
O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite, acompanhado do vice Gabriel Souza. A segunda colocada foi a equipe Netinho, da Escola Apeles, de Porto Alegre. O Colégio Tiradentes, de Caxias do Sul, ficou com o terceiro lugar, com a equipe Bioloop.
“O HackaTchê Business é uma das formas que encontramos para mobilizar nossos jovens para a inovação, para que eles percebam as possibilidades nesse caminho e sejam apoiados. Eles podem construir soluções que se tornem efetivamente negócios ou não, mas é certo que a iniciativa proporciona, no mínimo, o desenvolvimento de habilidades para a elaboração de projetos inovadores, algo essencial neste mundo em transformação”, destacou Leite.
"O HackaTchê Business é uma das formas que encontramos para mobilizar nossos jovens para a inovação", destacou Leite - Foto: Vitor Rosa/Secom
Antes das equipes apresentarem seus projetos, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, parabenizou os alunos, destacando a importância de conectar os estudantes da Rede Estadual ao ecossistema de inovação.
“O HackaTchê nos prova que, sejam desafios como a covid-19, as enchentes ou qualquer outra adversidade, nossas escolas têm capacidade para gerar soluções. Os alunos nos ensinam uma lição valiosa: nenhum desafio é grande demais quando há criatividade e determinação”, frisou a secretária. “Precisamos aprofundar esse caminho e continuar apostando no potencial inovador da nossa juventude, porque é assim que construiremos um futuro mais resiliente e inclusivo.”
Após três dias de mentorias, oficinas e trabalho criativo, cada equipe teve três minutos para defender seus trabalhos diante da plateia. Os jurados puderam tirar dúvidas, avaliando critérios como inovação, impacto social e viabilidade.
O júri foi composto por Raquel, pela secretária extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, pelo representante do Instituto Unibanco, Fernando Esperandio, pela community management da Fiap/Alura, Marina Alano, e pelo superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do TecnoPUC, Jorge Audy.
Final atraiu grande público no South Summit Brazil - Foto: Vitor Rosa/Secom
Sobre a iniciativa
O HackaTchê Business é uma maratona de tecnologia na qual estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais são desafiados a criarem soluções de negócios para problemas reais de suas comunidades. Para isso, devem desenvolver um projeto que utilize alguma ferramenta tecnológica, como aplicativos ou serviços digitais.
A maratona conta com a parceria do Tecnopuc, da Fiap/Alura, do Instituto Unibanco, da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade e do Canva For Education.
Iniciado em 2022, com o primeiro South Summit Brazil, o HackaTchê Business tem crescido a cada edição. No primeiro ano foram 94 inscritos; em 2023, 124; em 2024, 264. Neste ano, ao todo, foram 1.240 estudantes que participaram da primeira fase da competição.
A edição deste ano teve 310 inscrições de equipes de todo o Estado. Depois de um processo de avaliação, seis grupos finalistas realizaram uma série de atividades, envolvendo oficinas e palestras com especialistas do mercado.
Apenas três grupos continuaram na fase final: +Presença na Escola, Netinho e BioLoop.
Vencedores desenvolveram aplicativo para incentivar aproveitamento escolar
A equipe vencedora, formada por um trio de estudantes de 15 anos, desenvolveu uma proposta que aborda um desafio na educação gaúcha: a evasão escolar. O membros da +Presença na Escola projetaram um aplicativo de gamificação como forma de incentivar o aproveitamento escolar.
“Vimos que muitos colegas saíam da escola quando conseguiam emprego ou perdiam interesse. Quisemos criar um incentivo para que todos valorizassem a educação”, explicou Leonardo dos Santos Guerreiro, um dos jovens idealizadores do projeto.
A ideia surgiu a partir da observação das questões que impactam a rotina na escola. “Na nossa cidade, a evasão é grande. Alguns alunos até recebem benefícios do governo, mas não comparecem às aulas. Isso nos motivou a agir”, contou Carlos Resener, outro integrante.
Equipe +Presença na Escola se consagrou campeã com aplicativo de gamificação - Foto: Vitor Rosa/Secom
O orientador do grupo, Cristiano Halles, é secretário da escola e destacou o protagonismo dos estudantes. “Eles identificaram o problema e apresentaram uma solução. Nossa função foi apenas orientar. Ver esse reconhecimento, ainda mais para uma escola do interior, é motivo de orgulho”, afirmou.
O HackaTchê Business premiará a equipe vencedora com uma viagem para Madri, na Espanha, onde o grupo representará o Estado no South Summit Espanha, entre 4 e 6 de junho. O segundo colocado irá conhecer a sede brasileira da Google, em São Paulo, enquanto o terceiro finalista participará do Gramado Summit, na Serra. Os grupos ganharão transporte, hospedagem e alimentação para as viagens.
Além da ida à Espanha, os vencedores planejam expandir a iniciativa. “Queremos que o projeto se concretize, melhorando a educação não só na rede pública, mas também em escolas privadas”, projetou Carlos.
Texto: Ascom Seduc
Edição: Felipe Borges/Secom