Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escola Padre Antônio Sepp, de São Miguel das Missões, vence HackaTchê Business no South Summit Brazil

Anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite

Publicação:

Foto do palco do South Summit, com o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza ao centro, rodeados pelos estudantes das equipes finalistas do HackaTchê Business
Três equipes chegaram até a fase final da maratona e subiram ao palco - Foto: Vitor Rosa | Secom
Por Daniel Marcilio

Além de ser um lugar de negócios, empreendedorismo e inovação, o South Summit Brazil 2025 também foi palco da final da quarta edição do HackaTchê Business, iniciativa da Secretaria da Educação (Seduc), com a definição da grande campeã. A equipe +Presença na Escola, da Escola Estadual de Educação Básica Padre Antônio Sepp, de São Miguel das Missões, recebeu a maior nota do grupo de jurados e conquistou o primeiro lugar da competição entre as escolas da Rede Estadual.

O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite, acompanhado do vice Gabriel Souza. A segunda colocada foi a equipe Netinho, da Escola Apeles, de Porto Alegre. O Colégio Tiradentes, de Caxias do Sul, ficou com o terceiro lugar, com a equipe Bioloop.

“O HackaTchê Business é uma das formas que encontramos para mobilizar nossos jovens para a inovação, para que eles percebam as possibilidades nesse caminho e sejam apoiados. Eles podem construir soluções que se tornem efetivamente negócios ou não, mas é certo que a iniciativa proporciona, no mínimo, o desenvolvimento de habilidades para a elaboração de projetos inovadores, algo essencial neste mundo em transformação”, destacou Leite.

Leite   Escola Padre Antônio Sepp, de São Miguel das Missões, vence HackaTchê Business no South Summit 202"O HackaTchê Business é uma das formas que encontramos para mobilizar nossos jovens para a inovação", destacou Leite - Foto: Vitor Rosa/Secom

Antes das equipes apresentarem seus projetos, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, parabenizou os alunos, destacando a importância de conectar os estudantes da Rede Estadual ao ecossistema de inovação.

“O HackaTchê nos prova que, sejam desafios como a covid-19, as enchentes ou qualquer outra adversidade, nossas escolas têm capacidade para gerar soluções. Os alunos nos ensinam uma lição valiosa: nenhum desafio é grande demais quando há criatividade e determinação”, frisou a secretária. “Precisamos aprofundar esse caminho e continuar apostando no potencial inovador da nossa juventude, porque é assim que construiremos um futuro mais resiliente e inclusivo.”

Após três dias de mentorias, oficinas e trabalho criativo, cada equipe teve três minutos para defender seus trabalhos diante da plateia. Os jurados puderam tirar dúvidas, avaliando critérios como inovação, impacto social e viabilidade.

O júri foi composto por Raquel, pela secretária extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, pelo representante do Instituto Unibanco, Fernando Esperandio, pela community management da Fiap/Alura, Marina Alano, e pelo superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do TecnoPUC, Jorge Audy.

público   Escola Padre Antônio Sepp, de São Miguel das Missões, vence HackaTchê 2025Final atraiu grande público no South Summit Brazil - Foto: Vitor Rosa/Secom

Sobre a iniciativa

O HackaTchê Business é uma maratona de tecnologia na qual estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais são desafiados a criarem soluções de negócios para problemas reais de suas comunidades. Para isso, devem desenvolver um projeto que utilize alguma ferramenta tecnológica, como aplicativos ou serviços digitais.

A maratona conta com a parceria do Tecnopuc, da Fiap/Alura, do Instituto Unibanco, da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade e do Canva For Education.

Iniciado em 2022, com o primeiro South Summit Brazil, o HackaTchê Business tem crescido a cada edição. No primeiro ano foram 94 inscritos; em 2023, 124; em 2024, 264. Neste ano, ao todo, foram 1.240 estudantes que participaram da primeira fase da competição. 

A edição deste ano teve 310 inscrições de equipes de todo o Estado. Depois de um processo de avaliação, seis grupos finalistas realizaram uma série de atividades, envolvendo oficinas e palestras com especialistas do mercado.

Apenas três grupos continuaram na fase final: +Presença na Escola, Netinho e BioLoop.

Vencedores desenvolveram aplicativo para incentivar aproveitamento escolar

A equipe vencedora, formada por um trio de estudantes de 15 anos, desenvolveu uma proposta que aborda um desafio na educação gaúcha: a evasão escolar. O membros da +Presença na Escola projetaram um aplicativo de gamificação como forma de incentivar o aproveitamento escolar.

“Vimos que muitos colegas saíam da escola quando conseguiam emprego ou perdiam interesse. Quisemos criar um incentivo para que todos valorizassem a educação”, explicou Leonardo dos Santos Guerreiro, um dos jovens idealizadores do projeto.

A ideia surgiu a partir da observação das questões que impactam a rotina na escola. “Na nossa cidade, a evasão é grande. Alguns alunos até recebem benefícios do governo, mas não comparecem às aulas. Isso nos motivou a agir”, contou Carlos Resener, outro integrante. 

vencedores   Escola Padre Antônio Sepp, de São Miguel das Missões, vence HackaTchê 2025Equipe +Presença na Escola se consagrou campeã com aplicativo de gamificação - Foto: Vitor Rosa/Secom

O orientador do grupo, Cristiano Halles, é secretário da escola e destacou o protagonismo dos estudantes. “Eles identificaram o problema e apresentaram uma solução. Nossa função foi apenas orientar. Ver esse reconhecimento, ainda mais para uma escola do interior, é motivo de orgulho”, afirmou.

O HackaTchê Business premiará a equipe vencedora com uma viagem para Madri, na Espanha, onde o grupo representará o Estado no South Summit Espanha, entre 4 e 6 de junho. O segundo colocado irá conhecer a sede brasileira da Google, em São Paulo, enquanto o terceiro finalista participará do Gramado Summit, na Serra. Os grupos ganharão transporte, hospedagem e alimentação para as viagens.

Além da ida à Espanha, os vencedores planejam expandir a iniciativa. “Queremos que o projeto se concretize, melhorando a educação não só na rede pública, mas também em escolas privadas”, projetou Carlos.

Texto: Ascom Seduc
Edição: Felipe Borges/Secom

Secretaria da Educação