Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita, de Pelotas, promove Mostra Interescolar de Ações Comunicativas (MIA)

Publicação:

Comissão organizadora do 2º MIA após a primeira LIVE MIA transmitida pela EEEM Santa Rita
Comissão organizadora do 2º MIA após a primeira LIVE MIA transmitida pela EEEM Santa Rita - Foto: Divulgação
Por Mariana Gomes Puchalski sob supervisão de Bruna de Bem

A Mostra Interescolar de Ações Comunicativas (MIA) chega a sua quarta edição neste ano com mais de cem projetos inscritos. A iniciativa da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita, de Pelotas, região de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), é destinada para alunos da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio das redes públicas e privadas) e surgiu em 2018 visando estimular os estudantes quanto ao uso das tecnologias, além de divulgar novos talentos da comunicação. O projeto culminará em uma premiação para reconhecimento público desses trabalhos repletos de ideias comunicativas. O evento ocorrerá no dia 13, às 10h, em uma live no canal do Youtube da Mostra.

Neste ano, serão escolhidos 21 ganhadores em sete categorias: Animação (stop motion e outras), áudio, fotolegenda, projeto livre (um tipo de hyperdoc com todos os elementos comunicativos que o aluno queira colocar), texto, scratch (animação) e vídeo. Os projetos serão ainda divididos em três subcategorias: Ensino Fundamental séries iniciais, Ensino Fundamental séries finais e Ensino Médio.

A professora Ariadne Oertel Azevedo, idealizadora do MIA, comenta que o projeto começou quando o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 5ª CRE ofereceu um curso em 2018 sobre stop motion. A proposta surpreendeu a escola, que se uniu à Escola Cassiano do Nascimento, também de Pelotas, para a realização da primeira edição do evento, porém uma edição não competitiva. A Escola Alfredo Dub foi convidada como público, com a intenção de que eles participassem no ano seguinte.  Em 2019, no segundo ano, a mostra se tornou competitiva e ocorreu de forma virtual. No ano passado, foram 72 trabalhos inscritos de Pelotas, sendo uma motivação para seguir com o projeto neste ano.

20191106 085452
04144936-20191106-085452.jpg - Foto: Bruna de Bem

Novos talentos

Além de estimular a criatividade dos estudantes, o MIA ajuda a desenvolver o gosto pela comunicação e pelas artes, como é o caso do estudante Yago Cavalheiro Teixeira, da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita, que venceu o MIA duas vezes, na segunda e terceira edição, na categoria stop motion. Ele diz que foi uma sensação incrível quando leu o próprio nome na live de apresentação. “O que eu senti foi algo que não consigo explicar. Eu paralisei por alguns segundos, fiquei sem reação. Espero que se repita nesse ano”, afirmou.

A estudante Evelyn Chayaren Moreno Cardozo, da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita, foi vitoriosa duas vezes também, nas categorias de vídeo e stop motion, em 2018 e 2020. “Foi algo muito importante ganhar o MIA, porque aquilo fez eu me encontrar e saber o que eu realmente queria fazer. Vencer em dois anos seguidos me inspirou para poder participar mais vezes”, comentou.

 A estudante Helena Grimm Berwaldt, do Colégio Gonzaga, ganhou em 2020 na categoria vídeo. Segundo ela, a vitória foi uma surpresa e cheia de alegria, pois não tinha nenhuma expectativa de ganhar.

Para conhecer mais o MIA, acesse o site do projeto

Secretaria da Educação