Escola da 19ª CRE cria aulões online para celebrar o 20 de Setembro

Projeto Raízes e Tradições Gaúchas da EEEM Silvio Ribeiro, de Livramento, conta com a participação de artistas tradicionalistas

Foto registrada durante a videoconferência, na qual aparecem pessoas assistindo à palestra pelo Google Meet e um cartaz escrito "Raízes e tradições gaúchas"
Atividades interdisciplinares tratam de comida típica, danças e esportes gaúchos - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

Com a perspectiva de um 20 de Setembro bem diferente, sem Acampamento Farroupilha ou desfiles, a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silvio Ribeiro, de Santana do Livramento, resolveu criar aulões online para celebrar a data. Nesta quarta-feira, 9 de setembro, foi lançado o Projeto Raízes e Tradições Gaúchas, que conta com a participação de artistas tradicionalistas e atividades interdisciplinares sobre temas como comida típica, danças e esportes praticados pelo povo do Rio Grande do Sul.

O projeto foi idealizado pelas professoras Lorena Harden Rodrigues, Claunice Cibele Shervensquy Rosado e Tanise Peres Pereira Madeira Cavalheiro. Artistas como Luis Marenco e Joca Martins gravaram vídeos cantando trechos de canções e convidando os alunos a completarem as músicas.

A coordenadora da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Ana Alice Campagnaro, esteve presente do lançamento do projeto, pelo Google Meet, que contou também com estudantes e familiares, especialmente do turno da noite, que puderam participar de atividades promovidas pelos professores. “É muito interessante para nós, em Livramento, que é considerada uma das cidades mais tradicionalistas do estado, fazer atividades para não apagar o espírito farroupilha”, destaca.

Para Ana Alice, além da importância relativa ao processo de ensino e aprendizagem curricular, o Projeto Raízes e Tradições Gaúchas contribui com o conhecimento dos alunos sobre a história local. “Foi uma aula encantadora que, mesmo de forma remota, garante que não se apagará o sentimento de amor ao Rio Grande do Sul que temos”, pontua.

O diretor da instituição, João Santos, compareceu pilchado ao lançamento, junto com o restante da equipe diretiva, como forma de marcar o momento. “É importante o aluno saber a sua história, já que ele está neste canto do Sul. Temos que amar a terra onde nascemos, saber a história do nosso povo. Em breve, serão esses alunos que decidirão o nosso futuro e, por isso, cabe a eles saberem a história para terem senso crítico e fazerem as escolhas certas”, defende.

Os aulões serão oferecidos de uma a duas vezes por semana para os alunos da Silvio Ribeiro. Os estudantes, além de aprenderem as lições, serão desafiados a fazer vídeos mostrando danças, esportes como truco, peteca e bocha, cantos, declamações e textos, além de passarem por provas.