Escola Ana Jobim vai oferecer curso de EJA para apenados
Publicação:
Nesta segunda-feira (22) terá inicio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Jobim, em Viamão, o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para 56 apenados dos regimes semi-aberto e aberto, do Instituto Penal que funciona ao lado da escola. Neste dia, a secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maria Eulalia Nascimento participa da aula inaugural.
As aulas acontecerão no horário das 18h às 21h30. Os alunos serão acompanhados por um agente penitenciário, que permanecerá na instituição durante o período de aula. Nas quartas-feiras (dia de reunião dos professores do EJA) haverá aula de Eletricidade Predial. Este curso será ministrado pelo Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS).
Os materiais para as aulas práticas de eletricidade serão fornecidos pela Prefeitura Municipal de Viamão, em uma parceria que envolve a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Segurança Pública, o IFRS e a prefeitura de Viamão, contemplando as esferas municipal, estadual e federal.
Para a coordenadora da 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rose Mary de Freitas da Silva, este é um exemplo de educação inclusiva. ?A colaboração entre os três entes federados para viabilizar uma iniciativa de inclusão social e cidadania para os jovens apenados. Na seleção dos alunos houve o cuidado de não misturar integrantes de facções diferentes, para evitar conflitos?, explicou.