Escola Aberta é ampliado em cidades com PPV
Publicação:

A ampliação do Programa Escola Aberta para a Cidadania, do Governo do Estado, em municípios que integram o Programa de Prevenção da Violência (PPV), foi apresentada durante encontro realizado nesta terça-feira, 22, na PUC/RS, em Porto Alegre. O secretário adjunto da Educação, Paulo Rezende, anunciou no II Fórum Estadual de Prevenção da Violência e na I Mostra de Boas Práticas que 21 escolas estaduais, em 16 cidades, estão sendo incorporadas à iniciativa.
Rezende lembrou que o programa é desenvolvido no Estado desde 2003 e serviu de referência para o governo federal adotá-lo, em 2004, em todo país. E ressaltou que, em 2007, por meio de lei, a governadora Yeda Crusius transformou o Escola Aberta em política pública.
Para o secretário adjunto, além de aproximar a família do ambiente escolar, o programa se configura como importante instrumento de prevenção à violência por meio de atividades esportivas e oficinas culturais. ?A escola não é apenas um lugar onde se trabalha conteúdos curriculares. Ela também é um espaço de convivência e deve ser explorado dessa forma?, afirmou.
ESCOLA ABERTA
O programa contempla ações de prevenção à violência em comunidades carentes. Por meio da iniciativa, são promovidas nos finais de semana atividades socioculturais com jovens e seus familiares. Atualmente, 177 escolas estaduais das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) integram o Escola Aberta. Somente na Região Metropolitana são 49 escolas públicas que participam do programa estadual, em parceria com o Ministério da Educação (MEC).