Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Encontro do Acolher e Educar aborda Recomposição das Aprendizagens na rede estadual pós-crise climática

Publicação:

Encontro Acolher e Educar
Evento teve a apresentação da diretora de departamento, Sherol dos Santos, e do subsecretário Marcelo Jerônimo - Foto: Divulgação ASCOM | Seduc
Por Daniel Marcilio

Com o objetivo de trazer orientações pedagógicas neste momento de retomada das escolas, o encontro do Acolher e Educar desta terça-feira abordou o tema da recomposição das aprendizagens. A série de lives faz parte de um conjunto de ações da Secretaria de Educação (Seduc) para compartilhar informações de forma a garantir um retorno acolhedor das atividades escolares após a catástrofe climática de maio, que resultou na suspensão das aulas. 

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal TV Seduc RS no YouTube e contou com a participação de Marcelo Jerônimo, subsecretário de Desenvolvimento e da Educação Básica; Sherol dos Santos, diretora do Departamento de Desenvolvimento e da Educação Básica; Neri Barcelos, subsecretária de Governança e Gestão da Rede Escolar; e Isabel Teixeira da Silva,  diretora do Departamento de Apoio à Gestão Escolar.

Encontro Acolher e Educar 3
A transmissão também contou com a presença da subsecretária Néri Barcelos e da diretora de departamento Isabel da Silva - Foto: Cainan Silva

Marcelo Jerônimo destacou que as enchentes afetaram as regiões do Estado de maneira distinta e que o retorno às aulas depende de fatores locais, com diferentes modelos de retomada sendo implementados conforme as condições de cada instituição. "Juntos, de maneira segura e gradativa, estamos avançando na retomada das atividades nas nossas escolas", afirmou.

Jerônimo também ressaltou a necessidade de manter a sensibilidade durante o processo de retomada e a importância de revisar os planejamentos escolares. "O planejamento anual feito pelas escolas define as habilidades previstas para cada trimestre. Isso não pode ser descartado. A ideia é revisar esse planejamento com um olhar na reposição de carga horária", complementou Sherol dos Santos.

Durante a apresentação, foram esclarecidas as distinções entre recuperação e recomposição das aprendizagens. A recuperação é uma ação pontual e específica para retomar um conteúdo ou habilidade em que o aluno não obteve o desempenho esperado. Já a recomposição envolve a adaptação das práticas pedagógicas, incluindo acolhimento, avaliação diagnóstica e formação de professores, entre outros métodos.

O momento em que as aulas foram interrompidas coincidiu com o fim do primeiro trimestre, quando os professores identificam dificuldades e defasagens dos alunos. "O afastamento prolongado da escola tende a ampliar as desigualdades entre os estudantes, por isso é fundamental que a nossa abordagem esteja focada na igualdade de oportunidades educacionais, garantindo a recomposição das aprendizagens e promovendo equidade", afirmou Sherol dos Santos.

Para assegurar o direito dos estudantes à educação, a reposição de carga horária será realizada por meio de atividades assíncronas no segundo trimestre. Os supervisores ficarão responsáveis por levantar a carga horária de cada componente curricular e indicar aos professores a quantidade de atividades assíncronas necessárias.

As escolas com maior redução de interações presenciais durante a calamidade pública adotarão uma Matriz de Referência Priorizada. O planejamento pedagógico do segundo trimestre nessas instituições será baseado na priorização de habilidades feita pela equipe técnica do Departamento de Desenvolvimento e da Educação Básica. Também será disponibilizado material de apoio com sugestões de atividades.

Para cumprir a carga-horária mínima anual, as escolas deverão apresentar à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) uma proposta de reposição, observando:

  • Carga-horária a ser reposta para cada componente curricular.

  • Cronograma de desenvolvimento das atividades de reposição com distribuição equitativa para evitar sobrecarga dos estudantes, limitando atividades por semana e componentes curriculares com atividades indicadas.

  • Regra de compatibilização de atividade com carga-horária, estabelecendo um padrão para cada atividade e sua relação com a carga-horária.

  • Transparência com alunos e comunidade, garantindo que os estudantes não sejam sobrecarregados.

  • Formato de desenvolvimento das atividades de reposição.

Essas medidas devem ter como base o calendário escolar de aulas presenciais previsto anteriormente. A data de retorno e fechamento do primeiro trimestre será ajustada conforme o período de interrupção das aulas:

Data de RetornoFechamento do 1º TrimestreMatriz
Até 17 de maio 06/06 Matriz de referência 2024
De 20 a 29/05 até 28/06 Matriz de referência 2024
De 03 a 21/06 até 28/06 Matriz de referência priorizada
A partir de 24/06 a definir Matriz de referência priorizada

Além disso, foi anunciado que, independentemente da data de retorno, as escolas estaduais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverão concluir o primeiro semestre letivo até 19 de julho. Para alunos de EJA afetados com suspensão de 10 a 20 dias, foram previstos dois períodos remotos por dia na semana de 15 a 19 de julho. As datas de recesso estão mantidas.

 Asssita à live completa abaixo:

00:00:00/00:00:00

Acolher & Educar - Recomposição das Aprendizagens

Acolher & Educar é um conjunto de ações de orientação e compartilhamento da Seduc com a comunidade escolar para uma retomada acolhedora às escolas. Crédito: TV Seduc RS

Secretaria da Educação