Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Encerramento do II Seminário Estadual do Ensino Médio aborda metodologia da nova matriz curricular

Evento mobilizou comunidade escolar gaúcha nos dias 28 e 29 de junho e contou a participação de palestrantes e estudantes

Publicação:

Palestrantes e estudantes fizeram um bate-papo para debater a implementação do Ensino Médio Gaúcho
Palestrantes e estudantes fizeram um bate-papo para debater a implementação do Ensino Médio Gaúcho - Foto: Cainan Silva
Por Priscila Valério e Diego da Costa

Dando continuidade ao debate sobre a reforma do Ensino Médio Gaúcho, o último dia do II Seminário Estadual do Ensino Médio, promovido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), com apoio do Sebrae, abordou nesta quarta-feira, 29 de maio, temas como o protagonismo juvenil e o projeto de vida dos estudantes. Com a presença de palestrantes como o diretor executivo do Instituto Iungo, Paulo Andrade; e do Consultor de Articulação e Comunicação do Ensino Médio do Instituto Natura, Romário Farias; o evento foi transmitido pelo canal do Youtube TV Seduc RS.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, enalteceu a importância da implementação do Novo Ensino Médio e reforçou os anseios dos jovens por uma escola diferente. “A gente tem elementos para isso. Esta reforma é uma virada de chave para a educação dos sonhos dos nossos estudantes. Apesar do desafio, queremos garantir que todos os alunos que terminarem as etapas de escolaridade tenham as competências e habilidades ideais para o nível de escolaridade. Precisamos prepara-los para o século 21”, destacou.

00:00:00/00:00:00

2º Seminário Estadual do Ensino Médio - Dia 29

2º Seminário Estadual do Ensino Médio - Dia 29 Crédito: TV Seduc RS

A secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, afirmou que os temas protagonismo juvenil e projeto de vida são como os principais alicerces deste novo conceito de ensino, além de influenciar, tanto na formação do aluno quanto do professor.

“O nosso papel é encurtar o caminho dos estudantes. Fazer com que a trajetória seja concretizada de forma eficaz, com a orientação adequada para o futuro próximo”, destacou Eskereski.

A diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Letícia Grigoletto, iniciou o encontro abordando as transformações do Novo Ensino Médio.  “Com as mudanças, pretendemos garantir o desenvolvimento integral dos nossos estudantes, contemplando seu desenvolvimento cognitivo, socioemocional e as aprendizagens às quais eles têm direito”.

Convidados

Na sequência, foi realizado um bate-papo entre o diretor executivo do Instituto Iungo, Paulo Andrade; e os professores da Escola Erico Veríssimo e da Escola Visconde de Bom Retiro, Regina Lemos e Eldo Dorneles, respectivamente, referente ao Projeto de Vida do Estudante.

“A escola é mais do que um local para adquirir conhecimento. É um espaço para construir um projeto de vida. O professor será o encarregado de orientar os alunos em projetos de pesquisa e de intervenção na realidade, bem como incentivar o autoconhecimento, o pensamento crítico e no exercício de escolha”, destacou o diretor Paulo Andrade.

A importância do protagonismo juvenil foi ressaltada pelo Consultor de Articulação e Comunicação do Ensino Médio do Instituto Natura, Romário Farias. Segundo ele, o protagonismo pode ser desenvolvido em vários ambientes, além da escola como: na igreja, em projetos sociais até em casa.

“No entanto, é na escola que terá experiências para ingressar na vida pública e ter diversos panoramas da vida adulta, principalmente no processo de decisão e escolha”, enfatizou Farias.  

Secretaria da Educação