Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Dois Irmãos e Teutônia fazem a festa nos Jergs em Xangri-Lá

Última modalidade a ser disputada este ano nos jogos, vôlei atraiu bom público ao Litoral Norte

Publicação:

Jergs: Vôlei em Xangri-Lá
Jergs: Vôlei em Xangri-Lá - Foto: Luiza Mazzoleni/Seduc
Por Renato Gava

Uma escola estadual de Dois Irmãos e outra de Teutônia fizeram a festa no vôlei, última modalidade válida pelos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) deste ano, no final de semana, em Xangri-Lá, Litoral Norte. A competição reúne escolas públicas gaúchas e é organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico.

No masculino, o título da categoria infantil (12 a 14 anos) ficou com a Escola Estadual de Ensino Médio 10 de Setembro, da cidade do Vale do Sinos. Na final, os meninos venceram a escola municipal Luiz Loeser, de Nova Petrópolis, por 2 sets a 1. Pelo mesmo placar, a EEEM Santa Clara, de Santa Clara do Sul, garantiu a prata ao bater o Colégio Estadual de Ensino Básico Conde D’Eu, de Rondinha. Os jogos ocorreram no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Prestes e reuniram oito equipes.

Confira mais fotos

No feminino, o ouro foi para a EEEM Gomes Freire de Andrade, da cidade no Vale do Taquari. As meninas do Luiz Loeser repetiram o feito do time masculino da escola e também ficaram com o vice ao perder por 2 a 1. Na disputa pelo terceiro lugar, melhor para a EMEF Rotermund, de Crissiumal, que fez 2 a 0 na EEEM João Caruso, de Erechim. As 16 partidas envolvendo oito equipes foram disputadas na quadra da EMEF Petronilha.

Confira mais fotos

A competição é classificatória para a seletiva de 2018, a ser disputada com o ganhador do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), que reúne as escolas particulares. Até 2017, os ganhadores do Jergs e do Cergs jogavam entre si e o vencedor ficava com a vaga para os Jogos Escolares da Juventude, competição nacional realizada a cada ano em uma cidade-sede. Para 2018, haverá mudanças.

De acordo com a assessora de esporte educacional da Seduc Luiza Mazzoleni, as três melhores equipes dos Jergs voltarão a duelar, ano que vem, para ver quem enfrentará o ganhador do Cergs na seletiva. A medida vale para as categorias infantil e juvenil – as duas que fazem parte dos Jogos da Juventude.

Público e festa

A assessora da Seduc acompanhou as disputas em Xangri-Lá. “O alto nível técnico das equipes melhorou muito do em relação ao ano passado”, elogiou. Segundo ela, nas duas finais os ginásios foram tomados por torcedores. “Algumas escolas enviaram torcida organizada. Foi bonito de ver”, continuou.

Em Teutônia, as meninas da Gomes Freire de Andrade foram recebidas com festa e desfilaram pela cidade em um caminhão do Corpo de Bombeiros.

Secretaria da Educação